sexta-feira, 2 de março de 2018

Bolo de cenoura, laranja e chocolate


Como estamos em véspera de fim-de-semana sabe sempre bem umas sugestões doces, não acham? E se ontem vos deixei aqui um apfelstrudel que me soube tão bem, hoje deixo-vos um daqueles bolos perfeitos para o lanche, simples mas cheios de sabor. Podem fazer e comer todo de uma vez, guardar algumas fatias no congelador para os ataques da gula (ou as visitas inesperadas), ou então para mandarem nos lanches dos miúdos ou na marmita dos graúdos. Seja qual for a vossa escolha, aconselho a experimentarem este bolo porque fica muito bom mesmo, entre o fofo e o húmido ...


Ingredientes:
- 300g de cenoura  
- 1 e 1/2 chávena de açúcar
- 2 chávenas de farinha com fermento
- sumo de uma laranja
- raspa de 1/2 laranja
- 4 ovos
- 1/4 de chávena de óleo
- 3/4 de chávena de leite
- 100g de chocolate de culinária
- 2 a 3 colheres (sopa) de leite
- coco ralado qb
(usei uma chávena com a capacidade de 250ml)

Comece por pré-aquecer o forno a 180ºC. Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha. Separe as gemas das claras. Bata as claras em castelo firme.
Corte a cenoura em cubos e triture num liquidificador. Acrescente as gemas, o leite, a laranja, o óleo e o açúcar. Triture mais um pouco até obter uma mistura homogénea. Passe a mistura para uma taça e envolva a farinha muito bem. Por fim, acrescente as claras em castelo, envolvendo com cuidado. Verta para a forma e leve a assar cerca de 40 minutos (faça o teste do palito para saber se está cozido).
Desenforme e coloque num prato de servir.
Para a cobertura, coloque o chocolate partido em pedaços numa taça e acrescente o leite. Leve ao microondas ou ao lume em banho-maria até o chocolate derreter. Mexa bem até obter um creme brilhante e verta sobre o bolo. Finalize com coco ralado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...