quarta-feira, 7 de março de 2018

Croissants folhados


Se existe algo que adoro numa pastelaria são os croissants. Sejam de brioche ou folhados, se me servirem simples mas quentinhos eu devoro dois ou três seguidos. Talvez por isso evite fazer muitas vezes mas quando os faço, vão sempre parar alguns para a reserva no congelador (nunca se sabe quando vai ser necessário).
A receita que vos deixo não é nova aqui no blogue mas vale sempre a pena relembrar. Experimentem, ficam fofinhos e ligeiramente folhados, uma delícia mesmo.



Ingredientes:
- 450g farinha de trigo 65
- 260ml leite
- 10g de margarina mole
- 1 colher (chá) de sumo de limão
- 1 colher (chá) de sal
- 15g de fermento de padeiro fresco
- 40g de açúcar

Para folhar:
- 150g de margarina
- 1 ovo batido ou leite para pincelar

Colocar todos os ingredientes na MFP, programa amassar (ou amassar à mão até obter uma massa elástica). Deixar repousar a massa numa tigela tapada durante 30 minutos. 
Estender a massa com o rolo até obter um rectângulo grande, espalhar a margarina no centro em fatias finas e dobrar a massa em 3 (primeiro uma parte sobre a gordura e depois a outra parte sobre esta). Levar ao frio durante 10 minutos. Dar 1/4 de volta à massa de forma a que o rectângulo fique na vertical, esticar de novo, dobrar em 3 e levar ao frio mais 10 minutos. Repetir a operação mais 3 vezes. (caso esteja tempo frio, pode fazer as dobras seguidas, sem mandar ao frio estas vezes todas, basta mandar antes de esticar a última vez) 


No final, esticar a massa até obter um rectângulo grande, cortar ao meio de forma a obter duas tiras e depois cortar em triângulos. Enrolar cada triângulo da parte mais larga para a mais estreita, sem apertar, tendo o cuidado de colocar a ponta final por baixo do croissant. Deixar levedar 1 hora ou até aumentar de volume. 
Pincelar com ovo batido ou leite e levar ao forno, pré-aquecido a 200ºC, durante cerca de 20 a 25 minutos (o tempo varia de forno para forno, por isso convém verificar para não ficarem demasiado secos).

Nota:
Depois de levedados, podem ser congelados num tabuleiro e posteriormente guardados em sacos plásticos. Quando quiser utilizar, basta deixar a descongelar no frigorífico durante a noite, deixar levedar 30 minutos (eu costumo colocar no forno pré aquecido a 50º e depois desligo), pincelar com ovo e cozer. Também pode congelar já assados.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...