segunda-feira, 5 de março de 2018

Jardineira de carne de porco


Hoje trago para a mesa uma daquelas receitas que toda a gente sabe fazer, que uns gostam e outros nem tanto. Uma receita que faz parte do quotidiano português e que faz lembrar as receitas de infância. Digo isto porque este era um dos pratos que a minha mãe fazia constantemente cá em casa. Variava nas carnes (a minha preferida é com frango), alterava um ou outro legume, mas era prato que todos gostávamos. Depois deixou-se de comer e confesso que já não lhe sentia o cheiro há mais de 5 anos, pelo menos. 
No entanto, um dia destes acordei desejosa de comer uma jardineira da infância, e quando digo desejosa quero dizer mesmo desejosa. Por essa razão, não tive outra opção senão preparar uma e assim surgiu este prato num dos últimos almoços cá de casa. Este tipo de refeições são óptimas para estes dias chuvosos, espero que gostem...





Ingredientes:
- batatas em cubos
- cenouras em meias luas finas
- ervilhas
- chouriço em meias luas finas
- carne em tiras (usei porco)
- polpa de tomate
- vinho branco
- cebola picada
- alho picado
- sal, pimenta e colorau qb
- um fio de azeite

Comece por refogar a cebola e o alho num fio de azeite até que a cebola fique macia. Junte a cenoura, a carne e o chouriço. Deixe refogar até que o chouriço comece a libertar a gordura. Nessa altura, acrescente um pouco de polpa de tomate, o vinho branco e as batatas, deixando refogar mais 2 a 3 minutos. Tempere com sal, pimenta e colorau, acrescente as ervilhas e cubra com água. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando. Sirva quente.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...