sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Bolo de ananás


Hoje o dia acordou invernoso, com uns toques de trovoada pela manhã, aguaceiros fortes durante todo o dia e um friozinho típico do outono. Embora para muitos este seja um dia feio, confesso que para mim sabe-me bem estes dias assim cinzentos, dias em que só queremos estar em casa. E se estamos em casa, temos então o pretexto para ligar o forno e fazer um bolo caseiro para acompanhar o chá que iremos beber durante o lanche, sentados no sofá com uma manta fofa nos pés e uma série entusiasmante na tv. Tenho razão, certo?
Por tudo isso, deixo-vos hoje aqui uma sugestão de bolo para o fim-de-semana, um bolo de ananás caramelizado de massa muito fofa e levemente húmida. Espero que gostem e experimentem qualquer dia.



Ingredientes:
- 4 ovos
- 110g de açúcar
- 140g de farinha com fermento
- rodelas de ananás em calda
- 4 colheres (sopa) da calda do ananás
- caramelo líquido qb
- leite misturado com a calda do ananás qb (em partes iguais)

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Comece por bater as claras em castelo e quando estas levantarem, junte aos poucos o açúcar até obter um merengue firme. Sempre a bater, acrescente as gemas, uma a uma e depois a calda de ananás. Desligue a batedeira e envolva delicadamente a farinha peneirada com uma espátula.
Unte uma forma com caramelo líquido e decore o fundo da forma com as rodelas do ananás. Verta a massa na forma e leve ao forno cerca de 30 a 40 minutos, ou até o teste do palito sair seco. 
Depois de retirar do forno, pique o bolo e regue com a mistura de leite. Desenforme ainda quente para um prato de servir e depois de frio, conserve no frigorífico (opcional mas gosto mais dele fresco).

   
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...