O halloween foi ontem e cá em casa também se festejou. Não que seja uma festa que adore mas com o pretexto de responder ao desafio do "Dia um ... na cozinha", não podia deixar de fazer algo alusivo ao tema. Com o ingrediente principal escolhido (tinha de ser abóbora, não é?) só faltava dar aquele toque assustador à coisa. E como fã de séries criminais que sou, espero que gostem deste episódio de CSI. Venham comigo descobrir quem será o criminoso ...
Ingredientes:
- 400g de puré de abóbora
- 3 ovos
- 0,5 dl de óleo
- 3 ovos
- 0,5 dl de óleo
- 1,5dl de leite
- 150 g de açúcar
- 300 g de farinha com fermento
- 1 colher de (chá) de canela moída
- 150 g de açúcar
- 300 g de farinha com fermento
- 1 colher de (chá) de canela moída
- compota de kumquats ( ou de laranja)
- buttercream qb para a decoração (ou chantilly)
Ligue o forno o 180º C. Unte uma forma redonda e sem buraco com margarina e polvilhe com farinha.
Numa tigela, bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura cremosa. Junte o óleo, o leite e bata mais um pouco para incorporar bem. De seguida, acrescente o puré de abóbora cozida, a canela e a farinha. Misture delicadamente e verta o preparado na forma. Leve ao forno a cozer durante 60 minutos ou até que o teste do palito saia seco. Desenforme e deixe arrefecer por completo.
Depois de frio, corte o bolo ao meio e recheie com a compota. Cubra todo o bolo com buttercream ou chantilly, decorando a gosto. Mantenha o bolo no frigorífico e sirva bem fresco.