sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Bolo de chocolate ... sem ovos


Sexta-feira chegou e posso dizer que foi uma semana muito rápida. Não sei o que se passou com o tempo mas não me rendeu nem um pouco o que me dá vontade de poder rebobinar e começar de novo (era tão bom que a vida fosse como um filme em que clicamos na pausa, retroceder, avançar, repetir, ...). Mas se chegou a sexta tão rápido também chegou o dia de pensar em mais um bolo para o fim-de-semana e com o frio que se tem sentido nas últimas noites, só apetece ligar o forno e aproveitar para fazer algo bem guloso. O bolo que vos deixo aqui hoje foi o resultado da necessidade de gastar um achocolatado perdido na despensa que ninguém lhe tocava e como deitar fora comida é algo que nunca faço, dei-lhe assim um excelente uso. 
Este bolo, apesar de não levar ovos, fica com uma consistência muito fofa e ligeiramente húmido, aprovado por todos e já repetido algumas vezes. Espero que gostem tanto como nós cá em casa.




Ingredientes:
- 360g de farinha com fermento
- 1dl de leite
- 2 colheres (sopa) óleo
- 180g de achocolatado
- 130g de açúcar
- 2 colheres (sopa) de vinagre de sidra
- 4dl de chá quente (usei um de frutos vermelhos)
- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha

Misture o leite com o vinagre e deixe repousar cerca de 5 minutos. 
Peneire todos os ingredientes secos e misture-os muito bem. Junte a mistura de leite, o óleo, a baunilha e por fim a água bem quente. Bata com a batedeira até que todos os ingredientes se misturem bem. Verta para uma forma untada com manteiga e polvilhada de farinha (a forma pode ser com ou sem buraco, funciona bem em ambas). Leve a cozer em forno pré-aquecido a 180º, durante cerca de 1 hora (faça o teste do palito para confirmar a cozedura).
Desenforme e depois de frio decore com açúcar em pó ou se for muito guloso, com uma calda de chocolate. 

esta fatia fica para vocês :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...