sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Bolo rei fofo ... para festejar o dia de Reis


Se existe algo que nunca falta na nossa mesa nesta altura do ano é o bolo-rei tradicional. Natal, passagem de ano e dia de Reis são três datas em que esta iguaria está presente, não há como falhar. E mesmo não gostando de frutas cristalizadas, adoro senti-las no interior desta massa, juntamente com os frutos secos. Por tudo isto e porque hoje é véspera de Reis, não podia trazer outra sugestão para as nossas mesas festivas, não acham?
Esta receita é a preferida cá de casa há anos, adaptada ao nosso gosto e que já ninguém me deixa trocar (e olhem que este ano bem tentei fazer outras). Fica um bolo-rei bem fofo, doce no ponto certo e bem recheado. Nós adorámos e espero que experimentem e digam-me a vossa opinião. Bons festejos ...



Ingredientes:
- 500g de farinha tipo 65
- 2 ovos
- 50g a 80g de açúcar (consoante a gulosice de cada um, eu uso 50g)
- 70g de margarina
- 200ml de leite
- 45ml de vinho do porto branco
- raspa de 1 laranja
- 12g de fermento de padeiro fresco
- 1/2 colher (chá) de sal
- 200g de frutos secos (avelãs, nozes, amêndoas e pinhões)
- 60g de sultanas
- 160g de frutas cristalizadas em cubos

Para decorar:
- açúcar em pó
- fruta cristalizada e frutos secos

Dissolva o fermento num pouco de leite. Coloque todos os ingredientes na cuba da MFP (primeiro os líquidos e depois os sólidos, terminando com o sal). Seleccione o programa Massa e deixe amassar e levedar, juntando os frutos quando der o sinal sonoro. Quando o programa terminar, retire a massa, forme uma bola e fure o centro, dando a forma de uma coroa. Deixe levedar mais um pouco (entre 30 minutos a 1 hora), pincele com ovo batido, decore a gosto com os frutos e faça montinhos de açúcar em pó. Leve ao forno, a 180º, cerca de 30 minutos. Deixe arrefecer um pouco e polvilhe com mais açúcar em pó.

Se quiser fazer à mão basta colocar a todos os ingredientes líquidos numa taça grande e depois ir juntando a farinha, mexendo inicialmente com a colher de pau e depois à mão até obter uma massa elástica e que se despega ligeiramente da taça (cerca de 10 a 15 minutos a amassar). Depois tape a taça com um pano e deixe levedar em local aquecido e sem correntes de ar. A partir deste ponto, faça tal e qual a descrição que deixei em cima.

Nota: o segredo para que o bolo-rei fique fofo e se mantenha assim durante dias (pelo menos 3 dias) é não deixar cozer em demasia. O ideal é retirá-lo do forno ainda mole porque depois ele endurece ao arrefecer e assim mantêm a humidade durante dias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...