segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Mujadarah ... um arroz de lentilhas árabe


Lá vamos nós de viagem outra vez ... malas preparadas?
Este ano, uma das minhas resoluções para o blogue é dar a volta ao mundo e conhecer cada vez melhor os quatro cantos deste maravilhoso planeta. E se ainda não sou rica para os conhecer fisicamente, vou me aventurando pelos sabores e descobrindo um pouco de cada cultura. 
Por isso, convido-vos a viajar comigo até ao Médio Oriente, uma área que tenho vindo a querer descobrir e da qual me tenho surpreendido pela positiva. A receita de hoje é um prato de arroz muito tradicional da culinária árabe, existindo diversas variações consoante o país mas tendo sempre como base o arroz, as lentilhas e a cebola frita. É considerado um prato de origem medieval, geralmente consumido pelos pobres. Devido ao seu rico valor nutricional até teve direito a um ditado popular no mundo árabe "um homem com fome venderia a sua alma por um prato de mujadarah" . E, embora eu não venda a minha alma por um prato, posso dizer que este arroz fica bastante agradável para o palato (mas bastante diferente do que estamos habituados a comer em Portugal). Se gostam de experimentar coisas novas, não deixem de testar este arroz de lentilhas, fica bom e é perfeito para mais uma "Meat Free Monday". 



Ingredientes para o arroz:
- lentilhas castanhas
- arroz (de preferência agulha)
- sal, pimenta e canela em pó qb
- cebola picada
- um fio de azeite

Comece por demolhar as lentilhas cerca de 1 a 2 horas em água (isto vai fazer com que cozam mais rápido). Depois de demolhadas, lave-as em água abundante e leve-as a cozer em água temperada com sal, pimenta e um pouco de canela em pó. Depois de cozidas, escorra-as e reserve.
Num tacho, refogue a cebola num fio de azeite. Quando a cebola ficar translúcida, acrescente o arroz e frite cerca de 1 minuto, mexendo sempre. Acrescente as lentilhas e 2 medidas (do arroz) de água quente. Tempere com sal e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando.

Ingredientes para a cebolada:
- cebola em rodelas finas
- farinha de trigo
- azeite qb
- sal e pimenta qb

Passe as rodelas de cebola por farinha e frite-as num fio de azeite. Tempere com um pouco de sal e pimenta. Depois de fritas, coloque-as em papel absorvente para retirar o excesso de gordura. Sirva a cebolada por cima do arroz e caso goste, acompanhe com molho de iogurte (receita aqui). 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...