quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Papanasi ... um doce típico da Roménia


Olá a todos, aqui estou eu de volta depois de uma parada algo forçada. A verdade é que não tenho andado nos meus melhores dias e a vontade de fazer coisas novas é muito pouca. Por isso, peço desculpa a quem me acompanha assiduamente por não estar tão presente e não conseguir acompanhar tudo o que anda de maravilhoso por esta blogosfera.
Mas a minha falta de inspiração não implica testar umas receitas novas e a sugestão que vos trago hoje para inaugurar o ano de 2018 é algo que estava para fazer há meses, desde que o meu irmão me mostrou uma foto e disse o quanto era bom. Estou a falar de um doce típico romeno, que se encontra em todos (ou quase todos) os restaurantes de lá. Diria que é um dos ícones da gastronomia romena, tal como temos o pastel de nata cá em Portugal. Os Papanasi são nada mais do que uma espécie de donut frito, servido morno ou frio, acompanhado com uma compota caseira de frutos silvestres e natas azedas (sour cream). Embora sejam fritos, não ficam em nada enjoativos e fazem-se num instante. Só para verem como são rápidos, estes foram feitos enquanto preparávamos o almoço. Espero que gostem tanto como nós, já que por aqui eu viciei-me neste doce ...




Ingredientes (para 5 a 6 pessoas):
- 250g de queijo branco de pasta mole (usei requeijão de vaca)
- 230g a 250g de farinha com fermento
- raspa de 1/2 limão pequeno
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha
- 2 ovos
- 1 colher (chá) de sal fino
- óleo para fritar

Comece por misturar com um garfo o requeijão com o sal, a raspa de limão e o aroma de baunilha. Junte os ovos e misture bem até ficar tudo incorporado. Acrescente a farinha e mexa até que a massa se despegue da tigela ( a quantidade de farinha pode variar consoante a humidade da massa).
Divida a massa em 5 ou 6 pedaços. Depois, em cada pedaço, retire uma pequena parte para formar uma bolinha e com a restante massa forme uma coroa (é só formar uma bola, depois furar o centro para abrir um buraco e dar a forma de um donut).
Aqueça uma frigideira com óleo e frite a massa tendo o cuidado de não deixar queimar e não secar demasiado a massa. Coloque a escorrer em papel absorvente.




Para servir:
- 200g de natas azedas (sour cream)*
- 250g a 300g de frutos silvestres congelados **
- cerca de 3 colheres (sopa) de açúcar 
- umas gotas de sumo de limão  

Leve ao lume os frutos silvestres, o açúcar e o limão. Deixe cozinhar até que obtenha uma consistência de compota ligeira ou molho espesso. Deixe arrefecer.
Mexa as natas com uma colher apenas para ficar com uma consistência homogénea. 
Para montar, coloque uma argola de massa em cada prato. Coloque as natas por cima e depois regue generosamente com a compota. Termine com a bolinha de massa e sirva de seguida.

* caso não consiga encontrar as natas azedas (sour cream), bata ligeiramente 200ml de natas com umas gotas de sumo de limão até começarem a ganhar um pouco de volume e sirva de seguida.

** caso tenha pressa, pode utilizar compota de frutos silvestres de compra, mas de preferência com pouco teor de açúcar para que não fique um doce enjoativo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...