terça-feira, 3 de abril de 2018

Bifes com camarão em molho de vinho branco


A Páscoa já passou e por aqui foi repleta de gulosices desde os folares, pão de ló, ninho, amêndoas, ovos, queijos, entre outras coisas. Uma forma de reunir a família à volta da mesa, um conceito tão português e que tanto gosto. Mas agora que esta época passou, voltamos às rotinas e hoje trago-vos uns bifinhos que fizeram as delícias de todos cá em casa. Uma receita rápida, com pouca louça suja e acima de tudo, muito saborosa. Espero que gostem e quem sabe experimentem qualquer dia. 



Ingredientes:
- 4 bifes de vaca 
- 12 camarões grandes 
- 3 dentes de alho
- 1 colher (sopa) de margarina
- 1 cálice de rum
- 1 dl de vinho branco
- sal e pimenta qb
- sumo de limão qb
- 1/2 malagueta picada (opcional)
- um fio de azeite
- cebolinho fresco picado

Comece por descascar os camarões, retire-as a tripa e coloque-os numa taça. Tempere com os dentes de alho esmagados, o sumo de limão, sal, pimenta, a malagueta picada e um fio (bem pequeno) de azeite. Envolva bem e deixe marinar um pouco.
Entretanto, leve ao lume uma frigideira com a margarina e um fio de azeite. Quando a margarina derreter, acrescente os bifes e deixe cozinhar até dourar de ambos os lados. Retire do lume e coloque-os num recipiente, mantendo-os quentes.
Na mesma frigideira, coloque os camarões com a marinada e deixe cozinhar até dourarem. Nessa altura acrescente o rum e o vinho e deixe ferver um pouco. Acrescente novamente os bifes à frigideira, juntamente com os sucos que largaram e deixe cozinhar mais um pouco até que o molho reduza um pouco. 
Sirva de seguida, polvilhando com cebolinho picado e acompanhe com arroz branco e uma salada. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...