sexta-feira, 5 de abril de 2019

Bolo de fubá


Como já tenho dito muitas vezes, fim de semana cá em casa tem de ter sempre um docinho ao lanche. E esse docinho geralmente é um bolo por ser algo que encaixa perfeitamente ao lanche e ao pequeno-almoço dos dias seguintes. Mas a verdade é que nunca sei ao certo qual bolo fazer e cá em casa não adianta pedir ajuda, a resposta é sempre a mesma: "tu é que sabes, faz qualquer um" (algo que irrita qualquer um que está sem inspiração na cozinha, não é?).
Sem ajuda, lá tenho eu de andar a cuscar em livros, revistas, internet ou mesmo televisão na esperança de encontrar algo que me cative no momento. Isto para dizer que o bolo que trago hoje surgiu depois de estar a ver mais um episódio de uma telenovela brasileira (sim, eu gosto de ver algumas) e terem servido ao lanche um bolo de fubá quentinho. Nessa altura lembrei-me de ter num caderninho uma receita antiga e voilá, um tempo depois estava a comer uma fatia também eu ao lanche, tal como as gulosas atrizes da telenovela.
Por isso, já que o tempo está de chuva e convida a um serão em casa no sofá, deixo-vos este bolinho para comerem com uma bebida quente enquanto assistem um bom filme (ou a telenovela), espero que gostem ...

Ingredientes:
- 2 chávenas de farinha de trigo
- 1 chávena de fubá (farinha de milho)
- 1 chávena de leite
- 1 chávena de açúcar (podem colocar um pouco mais se forem gulosos)
- 4 ovos 
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 2 colheres (sopa) de manteiga amolecida
- 2 colheres (sopa) de coco ralado
- 2 colheres (sopa) de queijo ralado (uso queijo da ilha)

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma de buraco com manteiga e farinha.
Bata as claras em castelo bem firme. Acrescente o açúcar aos poucos e continue a bater. Aos poucos, acrescente as gemas, a manteiga, o coco, o queijo e o leite. Por fim, envolva as farinhas com o fermento peneirados, misturando com cuidado. Verta a massa na forma e leve a cozer durante cerca de 35 minutos ou até que o teste do palito saia seco.
Desenforme e deixe arrefecer sobre uma rede.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...