terça-feira, 16 de abril de 2019

Pudim de queijo


Eu adoro pudim, disso não tenho dúvidas. Desde miúda sempre foi a minha sobremesa de eleição (e para quem nasceu na década de 80 deve lembrar-se de ver pudins em todo o lado, era mesmo a sobremesa que todos adoravam). No entanto, houve uma altura em que deixei de os comer por começar a achar que eram demasiado doces para a minha alimentação (que tinha sido ligeiramente adaptada ao modo saudável).
Depois a minha vontade de comer pudim voltou e hoje em dia reduzo bastante no açúcar da mistura, deixando o caramelo fazer a sua principal função de adoçar. Sendo assim, todos passamos a adorar novamente os pudins cá em casa e volta e meia lá sai mais um. Desta vez, para gastar uns triângulos de queijo escondidos no frigorífico, saiu este pudim que simplesmente adoro por não o achar nada enjoativo. Espero que gostem também e quem sabe o experimentem já para a mesa da Páscoa, uma vez que ele nada tem de enjoativo e fica tão bom ... 


Ingredientes:
- 3 ovos
- 5 queijinhos triângulo
- 400ml de leite
- 1 colher (sopa) cheia de amido de milho
- 3 a 4 colheres (sopa) de açúcar (uso sempre 3 mas se forem gulosos aumentem)
- caramelo líquido qb

Bata os queijinhos com o açúcar, junte os ovos e bata mais um pouco. Dissolva o amido de milho no leite e acrescente ao preparado anterior, misturando bem.
Unte uma forma de pudim com o caramelo líquido, verta o preparado e leve a cozer em banho-maria na panela de pressão, contando 20 minutos a partir do momento que comece a girar a válvula.
Depois de cozido, retire a pressão à panela, tire a forma e deixe arrefecer completamente. Guarde no frigorífico e desenforme só depois de estar frio (eu costumo deixar no frio durante a noite e desenformo no dia seguinte).
Caso não tenha panela de pressão, pode cozer em banho-maria no forno, a 180º, até que esteja cozido. 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...