quarta-feira, 3 de abril de 2019

Lasanha vegetariana


Já chegamos a meio de mais uma semana (tenho a sensação que esta está a passar muito rápido) e desta vez resolvi trazer-vos uma refeição mais saudável ... algo vegetariano para fugir da tradicional carne muito consumida por estas bandas. 
Sendo a lasanha uma massa, tem a vantagem de ser muito versátil e por isso desta vez (depois de uma conversa com uma amiga no facebook, a Aninha cujas gulosices podem espreitar aqui) apareceu cá em casa pela primeira vez numa versão vegetariana, muito cremosa como gostamos e bem mais saudável e económica. Todos adoraram e espero que vocês também gostem ... 

Ingredientes:
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho picados
- 1 fio de azeite
- folhas de lasanha
- 1 cenoura em meias luas finas
- 8 cogumelos frescos laminados
- 1 brócolo em pequenos raminhos
- 1/2 alho-francês em rodelas finas
- 1 pouco de vinho branco
- 3 colheres (sopa) de polpa de tomate
- 1 folha de louro
- 500ml de leite
- 50g de farinha
- 25g de margarina
- sal, pimenta e oregãos qb
- queijo ralado (uso mozzarela e da ilha)

Comece por preparar o béchamel. Leve ao lume a manteiga e quando esta derreter, junte a farinha misturada com o leite. Tempere com sal e pimenta e mexa sempre até engrossar um pouco. Depois de pronto, cubra a superfície com película aderente e reserve.
Coza as folhas de lasanha em água temperada com sal. Caso use massa fresca, não necessita deste passo.
Para o recheio, leve ao lume um tacho com o azeite, o louro, a cebola e os alhos. Deixe refogar um pouco e acrescente a cenoura. Passados cerca de 3 minutos, acrescente o alho-francês, os cogumelos e os brócolos. Deixe saltear um pouco e depois junte o vinho, a polpa de tomate, sal, pimenta e oregãos. Deixe refogar e vá acrescentando água aos poucos para que os legumes cozinhem sem secar. 

Para a montagem: cubra o fundo de um recipiente (que possa ir ao forno e à mesa) com um pouco de béchamel. Coloque uma camada de massa, depois metade do preparado de legumes, salpique com um pouco de béchamel, volte a cobrir com a massa, os legumes, mais um pouco de béchamel e por fim a última camada de massa. Verta o restante béchamel e polvilhe generosamente com o queijo. Leve ao forno pré-aquecido a 220ºC até que doure. 
Sirva quente, acompanhada com uma salada. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...