quarta-feira, 10 de abril de 2019

Espetadas de frango com camarão e puré de grão


Olá a todos...
Hoje trago-vos uma publicação que já estava marcada para publicar há algum tempo mas quis esperar um pouco por uma questão de cortesia. Falo-vos da minha publicação na revista "Portugal de Sabores & Tradições", onde fui convidada a fazer uma receita cujo ingrediente principal teria de ser o grão de bico. 
Foi com imensa alegria que recebi o email com o convite para tal participação e claro que não poderia deixar de ir para a cozinha testar receitas, encontrar uma que me enchesse as medidas, fotografar, escrever e esperar pelo dia em que iria ver a minha receita com destaque numa revista. Chegou o dia e hoje mostro-vos a minha receita (para quem não conhece a revista ou não teve oportunidade de ver). Optei por algo simples, rápido de se fazer e que encaixa muito bem nesta estação do ano, onde as comidas frescas e os grelhados já começam a ganhar força nas nossas cozinhas. Espero que gostem e experimentem qualquer dia ...



Ingredientes para o puré:
- 400g de grão de bico cozido
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 fio de azeite
- leite qb
- sal e pimenta qb
- salsa fresca picada e paprika picante qb

Ingredientes para as espetadas:
- 2 peitos de frango
- 8 camarões descascados
- 1/2 chouriço em rodelas
- 1/2 pimento vermelho
- 1/2 pimento verde
- sal, pimenta e pimentão doce qb
- sumo de 1/2 limão pequeno
- 1 dente de alho picado
- 1 colher (chá) de ketchup
- paus para espetadas

Comece por preparar as espetadas. 
Corte os peitos de frango em cubos. Corte o pimento em cubos. Monte as espetadas intercalando o frango com o pimento, o chouriço e o camarão (eu optei por fazer espetadas pequenas, partindo cada pau em dois). Tempere com o alho picado, o ketchup, o sumo de limão, sal, pimenta e pimentão doce. Deixe marinar durante 30 minutos. Passado esse tempo, leve a grelhar numa frigideira com um fio de azeite.

Para o puré de grão, refogue a cebola e o alho em azeite até que a cebola fique translúcida. Acrescente o grão de bico e tempere com sal e pimenta. Deixe refogar um pouco para que os sabores se misturem e depois reduza tudo a puré. Volte a levar novamente a mistura ao lume e acrescente um pouco de leite para amaciar o puré. Envolva bem e rectifique os temperos. Sirva de seguida, polvilhado com salsa picada (para um toque especial, polvilhe ligeiramente com paprika picante). 


a publicação na revista ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...