Eu adoro receitas de bacalhau. Tirando a salada de bacalhau crú e o bacalhau frito, todos os restantes pratos adoro, embora uns mais do que outros. E cá em casa o bacalhau com natas é daqueles que fazem sempre sucesso e todos adorámos. A receita que deixo aqui hoje é da autoria da mamã (e feita também) mas que merece ser partilhada aqui no blog, porque é muito saborosa mesmo. Espero que gostem tanto como nós cá em casa :)
Ingredientes:
- 3 postas de bacalhau demolhados
- 2 cebolas em meias luas finas
- 2 dentes de alho picados
- 1 folha de louro
- azeite qb
- 200ml de natas
- 500ml de leite
- 60g de farinha
- 30g de margarina
- cerca de 700g de batatas (é um pouco a olho)
- sal e pimenta
- queijo ralado qb
Dê uma fervura ao bacalhau, escorra e limpe de peles e espinhas. Reserve.
Corte as batatas em palitos bem finos e frite. Reserve.
Misture o leite com a farinha até a dissolver por completo. Leve ao lume um tacho com a margarina e quando esta derreter, junte a mistura de leite, passando-a por um coador. Mexa sempre até começar a engrossar, acrescente as natas e tempere de sal e pimenta. Mexa até engrossar mais um pouco. Retire do lume, cubra com película aderente (junto à superfície do creme) e reserve.
Leve ao lume uma frigideira com a cebola, os alhos, o louro e azeite. Deixe refogar bem, acrescente o bacalhau, tempere com sal e pimenta e refogue mais um pouco.
Numa travessa de ir ao forno e à mesa (untado levemente com azeite) coloque uma camada de batatas-fritas, uma de refogado de bacalhau e outra de batatas-fritas. Verta o creme de natas por cima e polvilhe generosamente com queijo ralado. Leve ao forno até alourar a gosto e sirva de seguida, acompanhado com uma salada.