terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Almôndegas de carne orientais


Existem pratos que nos acompanham desde sempre, sabores que aprendemos a conhecer ao mesmo tempo que aprendemos a falar, a andar, a escrever, ... sabores que nem nos recordamos do momento em que fomos apresentados dado serem tão antigos na nossa memória. E depois temos receitas em que nos lembramos perfeitamente da sua origem e que desde a descoberta passaram a fazer parte da nossa vida. 
A receita que vos trago hoje é uma dessas últimas, uma receita de um recorte de uma revista Maria, talvez com tantos anos como eu. Uma receita que a minha mãe faz até hoje, onde se respeitam ao rigor as quantidades (algo raro nos salgados cá de casa) e que nos sabe sempre ao mesmo. Falo-vos de umas almôndegas com um toque de especiarias delicioso, as minhas almôndegas preferidas e que sempre que se fazem cá em casa, não sobra nada na travessa. Espero que as apreciem tanto como nós e quem sabe as experimentem em breve, não se irão arrepender.



Para as almôndegas:
- 600g de carne de vitela picada
- 2 dentes de alho
- 1 dl de vinho branco
- 1 colher (sopa) de mostarda
- sal e pimenta qb
- 1 ovo médio
- farinha de trigo qb

Para o molho:
- 2 cebolas picadas (médias)
- 1/2 chávena de polpa de tomate (125ml)
- 1 colher (sobremesa) de cominhos
- 1 colher (sopa) de açafrão
- 1 colher (chá) de colorau
- 1 colher (sopa) de margarina
- 1 cubo de caldo de carne
- 2 cascas de limão

Comece por preparar as almôndegas. Misture a carne com o vinho, a mostarda, o ovo, os dentes de alho bem picados, sal e pimenta. Depois de tudo bem envolvido, forme bolinhas e passe-as por farinha. Reserve.
Coloque todas as especiarias do molho numa tigela e junte um pouco de água. Mexa e deixe repousar um pouco.
Leve ao lume um tacho largo (de preferência anti-aderente) com a margarina e refogue a cebola. Quando esta ficar transparente, acrescente as almôndegas e deixe cozinhar ligeiramente, mexendo para não pegarem. Acrescente a mistura de especiarias, a polpa de tomate, o cubo de caldo de carne ligeiramente desfeito e as cascas de limão. Cubra as almôndegas com água e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando para que as almôndegas  cozinhem por igual. Rectifique os temperos se necessário e sirva de seguida, polvilhando com salsa picada. Acompanhe com arroz branco e salada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...