segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Arroz pulau ... um arroz de aroma indiano


Vamos viajar novamente? 
Desta vez vou levar-vos até à terra longínqua da Índia. Confesso que é um país que nunca me fascinou conhecer fisicamente. Aliás, acredito que nunca lá vá porque é preciso preparação emocional que sinceramente eu não tenho. O choque cultural, a pobreza, os costumes, são tudo factores que não me fazem querer conhecer este país. No entanto, isso não implica que goste de experimentar a sua gastronomia e aí sim, gosto bastante do país e de todos os aromas sentidos em cada prato.
Por essa razão, quando vi este arroz indiano no blogue "Cozinha 100 segredos", fiquei muito curiosa e cheia de vontade de experimentar, estando apenas reticente porque um membro cá de casa não é fã destes aromas. Resultado, saiu um arroz cheio de sabor, onde as especiarias ganham força e que gostamos cá em casa (excepto um mas que já era esperado, comendo na mesma). 
Se gostam de sabores diferentes e de especiarias, não deixem de experimentar este prato. No meu caso, foi o acompanhamento de uns pastéis de legumes (receita aqui) em mais uma meat free monday.
  

Ingredientes:
- arroz basmati (não tinha e usei agulha
- água quente
- uma mão cheia de ervilhas
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 cenoura raspada 
- 1/4 de pimento vermelho em cubos pequenos
- 1/4 de pimento verde em cubos pequenos
- 1 folha de louro
- 1 colher de café de cominhos (mal cheia)
- 1 colher de café de açafrão (mal cheia)
- 1 colher de café de paprika (mal cheia)
- 1/3 colher de café de canela 
- sal
- um fio de azeite
- salsa fresca picada

Método tradicional:
Num tacho colocar o azeite e saltear ligeiramente os legumes (excepto as ervilhas). Juntar o arroz, as especiarias, as ervilhas e o louro, saltear mais alguns segundos. Por fim temperar de sal, juntar a água a ferver (2 medidas em relação ao arroz), mexer e deixar cozinhar, tapando o tacho. Mexer de vez em quando para não pegar. Quando toda a água tiver sido absorvida, retirar do lume e manter tapado por mais alguns minutos. Polvilhar com a salsa picada e servir de seguida.

Método robot de cozinha (Yammi):
Coloque na cuba a cebola, o alho, o pimento, o louro, a cenoura e um fio de azeite. Programe 5 minutos na velocidade 1, temperatura ST (máximo). Misture as especiarias com 950ml de água. Coloque o arroz no cesto, uma pitada de sal, as ervilhas e o refogado de legumes. Coloque o cesto no copo, verta depois a água aromatizada e programe 15 minutos, velocidade 3, temperatura 100ºC. Depois de pronto, mexa com um garfo, polvilhe com a salsa picada e sirva de seguida.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...