sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Bolo de limão e kumquats


Sexta-feira é geralmente dia de doces aqui no blogue. Seja para o lanche ou para a sobremesa, cá em casa nunca falta um doce (no mínimo). Por isso, como a minha casa não deve ser a única assim, deixo-vos hoje um bolo húmido para o lanche, daqueles bem simples para acompanhar com uma bebida quente. Espero que gostem e quem sabe, experimentem já este fim-de-semana.




Ingredientes:
- 2 ovos
- 140g de açúcar
- 190g de farinha com fermento
- sumo de 1/2 limão pequeno
- raspa de 1 limão pequeno
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha
- 150ml de leite
- 5 kumquats
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 4 colheres (sopa) de água


Comece por preparar os kumquats. Corte-os em rodelas, retire os caroços que possam existir. Leve ao lume um tacho com o açúcar e a água, deixe ferver cerca de 3 minutos e acrescente os kumquats. deixe cozinhar até que estes fiquem bem macios. Retire do lume e deixe arrefecer.  
Misture o sumo de limão com o leite e deixe repousar 5 minutos. 
Bata os ovos com o açúcar até obter um creme bem fofo. Junte a baunilha, a raspa de limão, o leite e por fim a farinha, envolvendo com cuidado. Verta para uma forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Espalhe os kumquats com cuidado pela massa e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 35 minutos ou até que o teste do palito sai seco. Desenforme e deixe arrefecer. Decore com açúcar em pó.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...