terça-feira, 25 de abril de 2017

Creme de couscous doce


Dia 25 é sinónimo de desafio do "Cantinho das cozinheiras" e como tal vem mais uma receita inspirada num blog. Este mês o blog escolhido foi "O cantinho da Bela" e depois de vasculhar um pouco, encontrei esta receita que simplesmente me fez decidir logo o que fazer.
Como fã de couscous, são várias as vezes que os utilizo mas em doces ainda não tinha testado, mesmo já tendo visto algumas imagens bem interessantes. E como para mim estes desafios têm a finalidade de me dar a conhecer algo novo e aprender um pouco mais sobre a gastronomia, logo tive de experimentar esta versão doce de couscous que me conquistou a mim e a todos que o comeram. Um pouco adaptada aos gostos cá de casa, é algo que iremos comer mais vezes, garanto!   




Ingredientes:
- 1 litro de leite magro
- 3 cascas de limão
- 1 pau de canela
- 1/2 lata de leite condensado (pode usar mais se gostar bem docinho)
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- 150g de couscous
- 4 claras + 3 colheres (sopa) de açúcar
- coco ralado

Para servir:
- compotas a gosto (usei de kumquats)
- canela em pó

Dissolva o amido de milho num pouco de leite e reserve.
Aqueça o restante leite com as cascas de limão e o pau de canela. Junte os couscous e envolva. Deixe repousar 30 minutos a 1 hora. No fim desse tempo, acrescente o leite condensado e prove (a quantidade é ao gosto de cada um) e o amido de milho. Leve novamente ao lume, mexendo até engrossar um pouco. Retire do lume e deixe arrefecer. Quando estiver morno, bata as claras em castelo com o açúcar e envolva no creme. Verta para uma taça grande ou individuais e polvilhe com coco ralado. Leve ao frio até à hora de servir (eu fiz de um dia para o outro). 
Na hora de servir polvilhe com canela em pó (a minha preferida) ou acompanhe com uma compota.

Foto de Telma E Helio Simoes.


26 comentários:

  1. É uma sobremesa que vou guardar para fazer em breve! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta, por aqui gostámos bastante e já tenho ideias para variar ;)

      Eliminar
  2. Sempre com boas sugestões
    é isso parece uma delicia
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Que boa escolha, parece óptimo!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Essa sobremesa parece deliciosa, foi uma excelente escolha! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Devíamos conseguir provar! Eheh Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. obrigada pelo comentário <3
    mas que bom aspecto! tenho de fazer :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Ora aí está uma coisa que nunca comi, nem doce nem salgado :)
    Mas faz lembrar arroz doce ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá em casa salgado fazemos muitas vezes e doce vai agora aparecer de vez em quando também ;) Não é bem arroz doce na textura mas fica muito agradável :)

      Eliminar
  8. Diferente, mas bem apetitosa, deve ser ótima. beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Carla querida,
    Que agradável sugestão. Couscous eu adoro, mas doces... ainda não tive essa feliz ideia, adorei e hei-de experimentar.
    Beijinho amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimente, vai adorar, fica uma sobremesa muito agradável e diferente, para variar um pouco ;)

      Eliminar
  10. Que receita tão interessante, normalmente uso couscous em pratos salgados, em doces também nunca experimentei.

    Já anotei a receita para a preparar em breve :P

    Beijinhos

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui também era assim mas agora que descobri uma versão doce que nos agradou a todos, já existem variantes na minha cabeça à espera de uma oportunidade. Depois diz como correu ;)

      Eliminar
  11. Olá Carla
    Que receita mara e interessante!
    E que lindooooooo aspecto <3
    Nunca comi cuscuz doce e me deu água na boca!
    Já estou levando a receita e uma porção para mim :)
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Luli, pode levar á vontade que é delicioso :)

      Eliminar
  12. Nunca comi couscous doce! Fiquei com muita curiosidade nesta receita ;)
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...