Hoje é dia 1 de abril, dia das mentiras e dia em que sempre sou enganada porque nunca me lembro de questionar nada. Mas hoje é também "dia um ... na cozinha" e o desafio deste mês era confeccionar uma receita em que os ovos fossem o rei do prato.
Depois de matutar um pouco e ficar sem saber o que fazer porque existem tantas receitas, resolvi preparar estes ovos para um jantar de petiscos cá em casa, ou melhor, um jantar de tapas como eu o apelidei. E foram tão bem recebidos que desapareceram bem rápido. Espero que gostem deste petisco que tanto serve de entrada como complemento de um jantar leve.
Ingredientes:
- 1 lata de atum (usei uma com molho de tomate)
- salsa picada qb
- cebolinho fresco picado qb
- 100g de queijo quark
- molho piri-piri qb
- 1 colher (café) de mostarda
- sal fino
- 6 ovos
Comece por cozer os ovos em água temperada com sal. Depois de cozidos, descasque e corte a meio. Retire as gemas com cuidado.
Numa taça, coloque o atum, as ervas aromáticas, o queijo quark, a mostarda, o piri-piri, as gemas e uma pitada de sal (se necessário). Esmague muito bem com um garfo ou com a varinha mágica (eu prefiro um garfo para sentir as texturas). Com cuidado, recheio os ovos, polvilhe com um pouco de pimenta (usei uma mistura de 4 pimentas) e cebolinho fresco picado. Sirva de preferência fresco.
Com a restante pasta que sobrar, sirva numa tacinha com tostas.
Nota: se não encontrar este tipo de atum, acrescente 1 colher (sobremesa) de ketchup ou 1 colher (de sopa bem cheia) de polpa de tomate.