quinta-feira, 6 de abril de 2017

Risotto de chouriço e cogumelos


Já todos sabem da minha paixão por risottos por isso, volta e meia, lá vos deixo aqui mais um ...
Eu costumava dizer que deveria ter uma costela italiana já que adoro tudo naquele país (mesmo nunca lá tendo ido) e a gastronomia é o que mais me conquistou. Comecei pelas pizzas (como todos, julgo eu), depois vieram as "pastas" e agora são os risottos e alguns doces que me deixam muito satisfeita. Diria mesmo que os risottos ganharam lugar cativo cá em casa :)
E este é daqueles com ingredientes que todos têm em casa e cuja combinação de sabores resultou muito bem (embora eu seja suspeita já que adoro enchidos). Espero que gostem tanto como eu ... 



Ingredientes:
- arroz para risotto qb
- 1/2 cebola
- 2 dentes de alho
- 1/4 de pimento vermelho
- 1/2 chouriço de carne
- 1/2 chouriço mouro
- 5 cogumelos brancos frescos (usei desta vez enlatados porque era o que tinha)
- 40 ml de vinho branco
- 1 caldo de galinha
- 1 folha de louro
- 1 malagueta (opcional)
- 1 colher (chá) de pimentão doce fumado
- sal qb (não usei)
- azeite qb
- queijo ralado qb (usei queijo cávado, da lacticínios das marinhas)
- cebolinho fresco ou salsa para polvilhar


Pique a cebola e os alhos. Corte o pimento em cubos pequenos, os cogumelos em fatias e o chouriço em rodelas finas. Aqueça a água com o caldo de galinha e mantenha-a quente.
Leve ao lume um tacho com a cebola, o alho, o louro e um fio de azeite.Deixe refogar até a cebola amolecer, junte o pimento e os chouriços, deixando refogar mais um pouco, mexendo sempre. Acrescente o arroz e deixe fritar cerca de 1 minutos, mexendo sempre. Regue com o vinho, envolva e junte os cogumelos, o pimentão doce e a malagueta (se gostar de picante). Acrescente um pouco do caldo (o suficiente para cobrir) e vá mexendo de vez em quando, acrescentando caldo sempre que este evapore. Quando o arroz estiver cozido, junte o queijo ralado, envolva e rectifique os temperos. Deixe descansar 2 minutos e sirva de seguida, polvilhando com cebolinho picado ou salsa.   

16 comentários:

  1. Eu também gosto muito de comida italiana! Mulher, há algum risotto que tu faças que não fique tão apetitoso?! Tem um aspeto divinal! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, não digas isso que eu fico sem graça ... obrigado mesmo ^_^

      Eliminar
  2. Somos duas com essa tal costela italiana que ainda não descobrimos! eheheh
    Apesar de não estar no meu top, gosto de risotto e esse tem mesmo um ar apetitoso!

    Beijinho.
    Lilium
    O Meu Dolce Far Niente
    |Facebook| |Instagram| |Twitter|

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lilium, eu adoro Portugal mas se tivesse de sair daqui teria de ir mesmo para Itália ;)

      Eliminar
  3. Com chouriço e cogumelos agrada-me e muito, já comia.

    ResponderEliminar
  4. Nossa isso parece delicioso
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  5. Que aspecto fantástico Carla..... :)
    Gosto tanto de risotto... Mais um para a lista... :)
    Beijinho
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  6. Adoro risotto com cogumelos :P tenho de experimentar acrescentar o chouriço... de certeza que dá um sabor fantástico!!

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de experimentar, fica delicioso, é uma combinação que adoro :)

      Eliminar
  7. Também sou fã!!!
    Adoro e este está com um aspecto delicioso!!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...