quinta-feira, 25 de maio de 2017

Aletria (sweet noodles)


scroll down for the english version

ALETRIA

A minha sugestão de hoje é a resposta ao desafio mensal do grupo do facebook “Cantinho das cozinheiras” em que todos os meses é escolhido um blogue para reproduzir uma receita. O blog escolhido para o mês de Maio foi “O meu refúgioculinário” e depois de uma extensiva pesquisa, encontrei a receita perfeita para o lanche ou sobremesa se preferir.
Há quem adore arroz-doce, outros preferem leite-creme mas aqui em casa é a aletria que nos faz feliz. A receita que trago hoje foi ligeiramente adaptada e posso dizer que ficou bastante saborosa, muito parecida com a aletria da minha mãe. Espero que também gostem, até porque estes doces sabem sempre melhor fora de época, não acham?


Ingredientes:
- 250g de aletria
- 500ml de leite
- 500ml de água
- 3 cascas de limão
- 1 pau de canela
- 1 colher (sobremesa) de manteiga (opção minha)
- 3 gemas
- 8 colheres (sopa) de açúcar (é ao gosto de cada um)
- canela em pó para polvilhar

Parta a aletria em pedaços bem pequenos.
Leve ao lume um tacho com o leite, a água, o limão e a canela. Quando começar a ferver, conte 5 minutos e depois junte o açúcar e a aletria, mexendo de vez em quando para não pegar ao tacho.
À parte, misture as gemas com um pouco de leite e mexa bem com um garfo. Quando a aletria estiver quase pronta, junte a mistura das gemas, mexendo sempre até voltar a ferver. Retire do lume e verta para uma travessa funda. Deixe arrefecer um pouco e decore com canela em pó.

 english version


ALETRIA (sweet noodles)

My suggestion today is the answer to the monthly challenge of the facebook group "Cantinho das cozinheiras", where every month a blog is chosen to reproduce a recipe. The blog chosen for the month of May was "O meu refúgio culinário" and after extensive research, I found the perfect recipe for the snack or dessert, if you prefer.
There are those who love rice pudding, others prefer milk-cream but here at home it's the aletria (sweet noodles) which makes us happy. The recipe I bring today was slightly adapted and I can say it was quite tasty, much like my mother's recipe. I hope you also like it, because these sweets always tasty better off at time, don´t you think?


Ingredients:
- 250g of aletria (noodles)
- 500ml of milk
- 500ml of water
- 3 lemon peel
- 1 stick of cinnamon
- 1 spoon (dessert) of butter (my choice)
- 3 egg yolks
- 8 tbsp of sugar (it’s to the taste of each one)
- cinnamon powder for sprinkling

Break the noodles into small pieces.
Bring to the fire a saucepan with milk, water, lemon and cinnamon. When it starts to boil, count 5 minutes and then add the sugar and noodles, stirring occasionally to avoid picking up the pan. 
To the part, mix the egg yolks with a little milk and mix well with a fork. When the pasta is cooked, add the mixture of the yolks, stirring constantly until it boils again. Remove from the heat and pour into a deep dish. Let it cool slightly and decorate with cinnamon powder.



34 comentários:

  1. Oi Carla, bd!
    Aletria me lembra muito a minha avó. Na casa dela tinha quase sempre no lanche e eu adorava.
    Bjsss amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo algo que nos leva até à infância mesmo e o melhor é que ainda rapo o tacho no final :)

      Eliminar
  2. Tem bom aspeto...eu confesso que não gosto de aletria...mas aqui por casa há quem goste!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Geralmente existe uns que vão mais para o arroz-doce, cá em casa gostamos de tudo ;)

      Eliminar
  3. Ficou espetacular! E essas fiadas de canela, estão perfeitas! Nunca consigo fazer assim direitinhas, ficam todas tortas e ainda por cima umas ficam sempre mais finas e outras mais grossas! Posso ter mãozinhas para muita coisa mas para isso não tenho! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora fizeste-me rir Elisabete mas com linhas direitas ou tortas, o que interessa é o sabor e nesse tenho a certeza que te corre muito bem ;)

      Eliminar
  4. Gosto bastante de aletria! Ficou muito bonita :)
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana, nós adoramos aletria e eu adoro rapar o tacho :)

      Eliminar
  5. Uaaau, nunca provei! Está linda e parece deliciosa =)
    Beijinhos ❤
    Blog Ale Canofre
    YouTube

    ResponderEliminar
  6. Boa escolha! É a sobremesa preferida da minha mãe, então de vez em quando, quando vem cá a casa, faço-lhe este miminho. A tua ficou bem gulosa!
    Beijinho
    https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui também adoramos e volta e meia sai mais uma dose para matar saudades :)

      Eliminar
  7. Ai que saudades de comer mas feita pela minha avô que já não está entre nós
    adorei
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Great post!

    You have a nice blog!

    Would you like to follow each other? Let me know on my blog with a comment! ;oD

    Have a great day!

    xoxo Jacqueline
    www.hokis1981.com

    ResponderEliminar
  9. Yummy, this looks so delicious. :)

    Do you want to follow each other on GFC? Let me know on my blog and I'll follow you back. :)

    Have a nice day!

    Anna <3

    annashines.com

    ResponderEliminar
  10. Eu sou do clube arroz doce e pode ser em qualquer altura do ano! :) Mas essa aletria também está bem apetitosa. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  11. Nossa, parece está ótimo! Fiquei com fome aqui hahaha. Já estou seguindo o blog. Curti muito!

    O Planeta Alternativo

    ResponderEliminar
  12. Great post!

    Thank you for your comment on my blog!

    I follow you too! ;oD

    xoxo Jacqueline
    www.hokis1981.com

    ResponderEliminar
  13. Adoro, fiquei com vontade agora.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi o que me aconteceu e passados 20 minutos estava a comer :P

      Eliminar
  14. This is so yummy.
    Do you want follow each other on GFC? If yes, tell me and I will follow you back.

    Best regards, Moni from Glam & Shine

    ResponderEliminar
  15. Não conhecia mais parecer ser uma delicia já anotei a receita
    amei o blog já estou seguindo
    ❥Um super beijo❥

    ladorosadomundo.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  16. Que maravilha e essa decoração com a canela por cima, ficaram perfeitas 5* mesmo!
    Fico feliz em saber que gostaram,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que achei engraçado é que a receita é da tua mãe mas podia bem ser da minha já que ficaram super parecidas ;)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...