terça-feira, 1 de dezembro de 2015

O natal está a chegar ...

a nossa arvorezinha deste ano
 O Natal está à porta e a partir de agora começa a contagem decrescente até à noite que eu mais gosto em todo o ano. 

No dia 1 de dezembro é tradição cá em casa (desde que me lembro) de se fazer a árvore de natal e enfeitar toda a casa. Ainda me lembro de ir com o meu pai à mata mais próxima escolher um pinheiro bonito para levar para casa, picar-me toda enquanto colocava os enfeites e depois ficar a olhar fixamente para as luzes a piscar e sentir que a tarefa estava cumprida. Claro que esses eram outros tempos e hoje não devemos sequer pensar em cortar os poucos pinheiros jovens que habitam as nossas matas (já chegam os incendiários darem cabo deles durante o verão).
Mas, tal como na minha infância, continuo a adorar enfeitar o nosso pinheiro, que já tem mais de quinze anos mas ninguém lhe dá mais de três :), ver as luzes a piscar e sentir que o dever está cumprido. 

Adoro tudo nesta época do ano, não pelos presentes debaixo do pinheiro mas pela época em si. Gosto das luzes e dos enfeites, das músicas a entoar pela rua, do frio a chegar a passos largos, da mesa recheada de coisas boas e da família presente a confraternizar. Não sou uma pessoa presa aos acontecimentos tristes do passado e procuro viver o presente da melhor maneira possível. Sei que existem muitas pessoas que não têm a sorte de passar um natal cheio de alegria e faz-me imensa confusão como se podem esquecer dos seus familiares nestes dias especiais. É tempo de colocar as rivalidades de lado, nos unirmos e sermos felizes :)
E para se emocionarem um bocadinho vejam este anúncio de natal de um supermercado alemão, o verdadeiro sentido do natal :)

o presépio tem de estar sempre presente
     
o centro de mesa
E vocês, já entraram no espírito de natal?


13 comentários:

  1. Ai Carlinha! Gosto tanto do Natal! Tenho essas mesmas lembrancas! Entretanto se comprou um pinheiro igualzinho a esse e por coincidencia também há 15 anos! Sempre gostei de enfeitar a arvore e de fazer o presepio. Ainda hoje sou eu que decoro a arvore da minha mae e faço o seu presepio! Ela não gosta particularmente do natal mas nunca me privou disso, muito pelo contrario. A avo dela que era como uma mae morreu na noite de natal por isso é compreensivel que ela não viva esta epoca com a alegria e a magia tipicas. Ca em casa também fazemos o presepio dia 1, embora este natal foi uma semana mais cedo! Falta fazer o presepio e decorar o resto da casa! Pretendo fazer isso no decorrer desta semana! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Esqueci-me de dizer que a tua arvore está muito bonita! Faço a minha arvore diferente todos os anos. Na maior parte das vezes reutilizo as coisas de outros anos e assim parece sempre novo e diferente! Este ano é em tons de vermelho e dourado mas numa proxima vez também pretendo fazer assim prata e dourado pois já há anos que não faço essa combinaçao! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É pena quando o natal está associado a algo triste mas isso não temos como evitar, são coisas que acontecem.
      Obrigado pelos elogios e adoro as coincidências: olha que eu ia fazer a árvore em tons de vermelho e dourado como tu, mas a minha mãe queria porque queria em tons de prata e dourado e pronto, saiu esta :)
      E cá por casa também reutilizamos os enfeites de uns anos para os outros, se assim não fosse, já não tínhamos espaço para tanta quinquilharia, que mesmo assim já é bastante :)

      Eliminar
  3. Cá em casa já estamos nos preparativos dos cabazes e ofertas!
    Sempre a "bombar"! Também me lembro de ir com os meus irmãos apanhar o nosso pinheiro...eu era a que trazia as pinhas! Ainda hoje tenho sempre pinhas cá por casa...adoro!
    Adoramos o Natal e como somos muitos, andamos todo o ano a "fugir" mas o Natal é Sagrado!
    Adorei a sua árvore!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Nina, sem o natal o mundo não era a mesma coisa :)

      Eliminar
  4. É tão bonita esta época ;) e na minha infância acontecia a mesma coisa :) e gostei muito das fotos que mostraste. Beijinhos

    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Elisa, é óptimo relembrar a infância e perceber que tantas pessoas tinham os mesmos rituais da gente :)

      Eliminar
  5. Que linda árvore de Natal! :)
    Este ano aqui por casa vamos ter um pinheiro a sério, que temos plantado num vaso e que já tem tamanho suficiente para vir para casa e ser decorado. Depois do Natal, volta para o quintal. :)

    Entrando no espírito natalício, tenho um passatempo no blogue para quem vive na zona do Porto e Lisboa.

    Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Inês, por aqui vamos nos mantendo mesmo na árvore artificial, por enquanto :)

      Eliminar
  6. Hoje em dia praticamente já não celebro o Natal, mas também me lembro, há muitos anos, de ir com o meu pai arranjar uma árvore. Olha, parece que até sinto agora o cheiro e a textura da resina :)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É óptimo relembrarmos aquelas pequenas coisas do passado com que nos divertíamos simplesmente :)

      Eliminar
  7. O anúncio está mesmo engraçado :D
    Nunca tive essa tradição de cortar um pinheiro. Que giro! :)

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...