Há uns tempos atrás tinha comprado uns tentáculos de pota em promoção para fazer uma receita mas eles acabaram por ficar esquecidos no congelador. Agora com o aproximar do natal surge a necessidade de começar a ganhar espaço (é o bacalhau, borrego, perú, bolo rei, salgadinhos, tudo a quer ir parar ao congelador) e esses tentáculos voltaram a aparecer ...
Agora só faltava saber qual a melhor forma de os confeccionar. Como são parecidos com o polvo, nada melhor que lhes dar o mesmo fim e então toca a pensar em receitas de polvo mas, em arroz eu não gostei, com molho verde ou assado no forno também não me apetecia, por isso o que lhes fazer. Bem, aí surge a net, a salvadora dos indecisos ou sem inspiração e depois de dar umas voltas, surgiu a ideia de polvo à açoriana, algo que nunca tinha comido mas que me pareceu muito bem.
Mas como sempre, toca a alterar umas coisinhas: o polvo é substituído por tentáculos de pota, a massa de pimentão por colorau e pronto, passamos de polvo à açoriana para uns tentáculos de pota estufados com cheiro açoriano, à moda cá de casa que, modéstia à parte, ficaram bem saborosos apesar do aspecto não ser o mais convidativo ...
Ingredientes (6 pessoas):
- 2,5kg de tentáculos de pota
- 3 cebolas
- 3 dentes de alho
- 1 fio de azeite
- 3 folhas de louro
- 2 tomates maduros
- 3 colheres (sopa) de polpa de tomate
- 1 copo de vinho tinto (220ml)
- 1 cálice de vinho do porto (75ml)
- 1 colher (sopa) mal cheia de pimentão doce
- sal e piripiri qb (usei malagueta seca picada)
Corte as cebolas em meias luas finas, pique os alhos e corte os tomates em cubos (sem peles nem sementes). Lave os tentáculos de pota e corte em pedaços.
Num tacho coloque todos os ingredientes, misture e deixe cozinhar durante cerca de 1 hora até os tentáculos estarem macios, mexendo ocasionalmente para não pegar. Sirva com arroz ou batata cozida.