terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Lista de Natal - dicas para um natal sem stress

presentes-de-natal-wallpaper_934b0
imagem retirada da net
Com o Natal à porta, surgem as típicas preocupações para quem vai receber em casa. Há o menu a preparar, as decorações, as compras de última hora, a lista de presentes, ou seja, uma data de coisas que acabam por nos pôr em alvoroço. Como eu não gosto de stress e procuro ser o mais organizada possível, geralmente tenho uma check-list para me orientar e procuro ter tudo encaminhado até dia 23 de dezembro. Deixo-vos aqui algumas sugestões a ter em conta nesta fase dos preparativos para não se preocuparem muito :)

1º - a lista de presentes

Não há nada pior do que nos faltar um presente, que deixamos para a última hora e depois acabámos por nos esquecer ou não ter a oportunidade de o comprar. Nesta fase já convém ter tudo comprado e caso vá oferecer algo feito por si, convém também já estar pronto. Não deixe os embrulhos para a última hora.

2º - a ementa 

Em primeiro lugar convém ter a certeza de quantas pessoas terá na sua mesa. Depois é só elaborar uma ementa simples, não entre em complicações. Faça apenas receitas que tem a certeza que correm bem, não deixe para esta altura o teste de receitas novas. Opte por receitas que podem ser preparadas com antecedência. Se forem muitos, pode sempre organizar-se com os restantes convidados e combinar para que tragam algo para a mesa (assim diminui o seu trabalho e orçamento). 

3º - a decoração

Em princípio, nesta altura já terá a casa decorada mas também é importante ter uma mesa bonita para receber os convidados e convém já ter uma ideia de como a vai decorar. Uma toalha simples (se puder ser impermeável ainda melhor), guardanapos de papel decorados, um serviço de mesa bonito e um arranjo de natal com umas velinhas fazem logo a diferença.

4º - os aperitivos

Tenha um espaço na sala com os aperitivos, entradas e bebidas para quando os convidados chegarem. Uma boa forma de se entreterem enquanto esperam pelo jantar e convivem.

5º - a diversão

Caso tenham crianças, deixem um espaço preparado para elas se divertirem. Tenham também preparados alguns jogos e filmes para os mais velhos.


Não deixe para o dia 24 de dezembro as compras. É sempre complicado entrar e sair dos hipermercados, shoppings e mesmo do comércio local, o que lhe vai atrasar imenso. Centre-se na ementa e na decoração, na preparação do seu look (sim porque como anfitriã tem todo o direito de estar deslumbrante) e em se divertir ...
  

8 comentários:

  1. Um Natal maravilhoso para ti também! :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Carla: belíssimas sugestões que tento, tanto quanto possível, seguir. Infelizmente por mais que se tenha tudo organizado, parece sempre que falta qualquer coisinha de última hora.No entanto, já tenho tudo (quase) pronto, inclusive a ida ao cabeleireiro, eheh.
    Bjn e Bom Natal
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Olá Carla. Olhe, ainda hoje desmarquei a cabeleireira :-( Uma pessoa tenta fazer tudo com antecedência, deixar tudo preparadinho mas há sempre alguma coisa que falta. O trabalhar nas vésperas também não ajuda e não dá para uma pessoa se desdobrar, por isso no meu caso deixei para trás a cabeleireira :-( gostei das dicas, são sempre úteis para uma pessoa se tentar organizar. Beijinhos e desejos de um feliz Natal***

    ResponderEliminar
  4. Excelentes dicas, até hoje nunca organizei um jantar de Natal, ainda continua a ser tarefa maioritariamente da minha mãe, mas quando começar a ser eu a organizar também pretendo ser assim organizada! :)
    Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. A consoada é em minha casa! Tenho tudo alinhavado, amanha é so cozinhar! Só não tive tempo de arranjar as unhas! Se conseguir faço isso sozinha amanha no intervalo da preparacao de qualquer comida! Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. boa organização:) Gostei do post :) Um beijinho e já desejei um bom natal no outro post mas nunca é de mais...um bom natal para ti Carla. Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Boas dicas! Nunca fico com grande stress, vou deixando tudo preparado e não passo o dia em minha casa :)

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...