quinta-feira, 23 de março de 2017

Feijoada rápida (aproveitamento do cozido à portuguesa)


Cozido à portuguesa é um dos pratos que estão na minha lista de pratos preferidos. Não sei bem o porquê, já que é tão simples mas o seu gosto deixa-me sempre satisfeita e por essas razão, volta e meia a minha mãe lá faz um cozido. E como em todas as casas portuguesas, este é daqueles pratos que rende tanto e sobra ainda mais. Costumo mesmo dizer que deveriam aparecer as visitas inesperadas quando se faz cozido e não arroz de marisco, porque para este temos sempre comida e mais comida nas travessas. E se depois usamos as batatas e os legumes na sopa com um pouco de carne para dar sabor, aquecemos o arroz num wok com azeite e alho e juntamos as carnes para um arroz de carnes delicioso, mesmo assim, temos sempre sobras de carne que acabam no congelador para uma utilização futura. 
E desta vez, a utilização futura transformou-se nesta feijoada que trago hoje, mais uma forma de se aproveitas aquelas carnes todas e assim conseguir mais uma refeição, económica até, e bem rápida de se confeccionar. E assim foi, 30 minutos depois de decidir o que iríamos almoçar, estava sentada na mesa a desfrutar ... e o que eu adorei esta feijoada, nem vos digo mais nada, principalmente agora que o inverno parece ter voltado depois de ter sentido o cheiro do verão ... tempo complicado este :) 

Ingredientes:
- 1 lata grande de feijão preto cozido
- 2 dentes de alho
- 1/2 cebola
- 1 folha de louro
- 1 cenoura
- restos de carnes e enchidos (do cozido à portuguesa)
- 1 fio de azeite
- 3 colheres (sopa) de polpa de tomate
- 30 ml de vinho branco
- 1 colher (de chá) cheia de colorau
- 1 colher (de café) mal cheia de cominhos
- sal e pimenta qb

Corte a carne e os enchidos em pedaços. Corte a cenoura em rodelas finas e depois em quartos, pique a cebola e o alho.
Num tacho, coloque um fio de azeite e refogue a cebola, alho, cenoura e o louro. Quando a cebola amolecer, junte a polpa de tomate, o vinho, o colorau e os cominhos. Deixe refogar cerca de 5 minutos, mexendo ocasionalmente. Acrescente as carnes, o feijão com o líquido da lata e água suficiente para cobrir ligeiramente o preparado. Tempere com sal e pimenta e deixe refogar até a cenoura cozinhar e a feijoada ficar apurada. Sirva de seguida, acompanhada com arroz branco.

Nota: esta feijoada pode ser congelada que fica igualmente saborosa e assim têm uma refeição pronta a comer para aqueles dias em que o tempo não estica ou a preguiça toma conta de nós. Para isso, basta deixar a descongelar no frigorífico durante a noite e depois aquecer no microondas ou num tacho. 


14 comentários:

  1. Adoro cozida à portuguesa e feijoada também!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta feijoada tem o melhor dos dois, eu adorei e já ficou marcada para fazer com as próximas sobras de cozido ;)

      Eliminar
  2. Adoro as duas refeições e é um opção que fazia e há muito não faço!
    bj e obrigada pela visita!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Gracinha, por aqui foi novidade mas não vai ser esquecida, adorei mesmo :)

      Eliminar
  3. É uma excelente ideia! Eu também adoro cozido! Às vezes sou é malandra para o fazer! Gosto de um cozido como manda a lei, por isso acabo por deixar essa tarefa para a minha mãezinha que faz um cozido mesmo como eu gosto! O meu marido já há dias que me fala em feijoada! É bom que ele não veja esta! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui também é a mãe a fazê-lo e não porque seja algo complicado mas porque além dela fazer bem, o cozido envolve sempre várias panelas grandes cá em casa e eu não gosto nada de tamanhos XXL:D
      Agora esta feijoada já foi diferente, fui eu a dar a ideia e fazer e ficou tão boa que foi ver o pessoal a repetir, sinal que estava bom ;)
      PS: não deixes o marido com desejos ... és mazinha Elisabete!!! Estou a brincar ...

      Eliminar
  4. Não tem como não gostar de cada sugestão mais delicia
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro cozido e adoro feijoada!!!! :D Isto não me podia agradar mais. Fiquei surpreendida com esta inovação. Só sei que deve ser super saboroso.
    Beijinhos
    No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sara, cá em casa também foi novidade mas olha que ficou tão boa e agradou tanto que agora já sabemos o que fazer com os "restos" do cozido ;)
      Aliás, se calhar vamos passar a ter mais restos :D :D :D

      Eliminar
  6. Adoro e com frio que está é uma sugestão perfeita!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que é mesmo para aquecer, já não tinha assim frio há bastante tempo e só mesmo este tipo de comfort food para me ajudar ;)

      Eliminar
  7. É coisa que não faço, mas a minha mãe sim...vou passar lhe a receita
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O cozido também mando a mãe fazer agora esta feijoada foi fácil e ainda mais rápida do que estava à espera, uma delícia, a tua mãe vai gostar de certeza ;)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...