quinta-feira, 9 de março de 2017

Bacalhau à Braga ... ou bacalhau à Narcisa


Bacalhau é algo que cá em casa todos adoram. Uns pratos mais do que outros mas nenhum é indiferente e por isso andamos sempre atrás de receitas diferentes para experimentar. 
Segundo reza a história, este prato foi criado pelo restaurante Narcisa, em Braga e dado o seu enorme sucesso, foi copiado por imensos restaurantes da zona, tornando-se um dos pratos mais pedidos na região minhota. Por isso, hoje deixo esta sugestão que se faz muitas vezes cá em casa e embora não seja dos meus preferidos, neste caso sou uma minoria e lá faço o "sacrifício" de o comer.


Ingredientes:
- 4 lombos de bacalhau
- 3 cebolas em rodelas finas
- 4 dentes de alho 
- 1/2 pimento verde em tiras
- 1/2 pimento vermelho em tiras
- 2 folhas de louro
- 1 tomate maduro picado
- 1 colher (sopa) de vinagre
- 1 fio de azeite
- sal, pimenta e colorau qb
- farinha de trigo qb
- batatas fritas em rodelas para acompanhar

Comece por cozer o bacalhau durante 5 minutos. Escorra, seque com papel absorvente e passe-o por farinha de trigo. 
Leve ao lume uma frigideira com um fio de azeite, 2 alhos em rodelas e o louro e deixe alourar ligeiramente. Junte o bacalhau e frite. Retire o bacalhau e reserve. 
Retire o alho e o louro da frigideira e deite fora. Nessa mesma frigideira, coloque o restante alho picado, a cebola, os pimentos e o tomate. Tempere com sal, pimenta e colorau. Deixe refogar cerca de 5 minutos, acrescente o vinagre e rectifique os temperos se necessário. Deixe refogar mais um pouco até a cebola e o pimento cozinharem.
Sirva este preparado por cima do bacalhau e acompanhe com as batatas-fritas e uma salada verde.


36 comentários:

  1. Great post dear! :)
    New post on my blog: http://vesnamar.blogspot.rs/2017/03/babyonlinedress.html

    ResponderEliminar
  2. Sabes, eu passei a noite a sonhar com bacalhau! Não tenho pimentos (porque os gastei numa receita tua!) senão faria para o almoço de hoje! Acho que me ia lambuzar toda! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, então és das minhas no que toca a sonhos ... já não chega pensar na comida durante o dia, ainda sonho com ela também :P
      Quanto à falta dos pimentos, espero que tenhas gostado da receita ;)

      Eliminar
  3. Adoramos bacalhau, uma sugestão bem boa!!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. que apetitoso tem um aspeto super delicioso e guloso esse bacalhau.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  5. Aí, você está no trabalho, dez da manhã, cheia de fome e descobre esse blog abusado de tão cheio de delícias, adorei :)
    www.blogdagabiprado.com.br

    ResponderEliminar
  6. Tenho de mostra essa receita a minha mãe ela vai adorar
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. Gosto de bacalhau de qualquer maneira, mas este tem um aspeto soberbo!!! Vou querer experimentar. Parece delicioso!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora não seja dos meus pratos de bacalhau preferidos, fica muito agradável e cá em casa existem autênticos fãs dele. Acho que vais gostar :)

      Eliminar
  8. Cá em casa é o contrário, sou eu quem adora bacalhau, mas ninguém me acompanha :)
    Delicioso!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, que pena, assim é mais difícil comer bacalhau :)

      Eliminar
  9. Oi Carla, bt!
    Só de olhar me deu muita fominha. Que delícia!
    Bjssss amiga

    ResponderEliminar
  10. Este foi um prato com que me cruzei quando vim viver para o norte e do qual fiquei fã. O teu tem óptimo aspecto! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, este é realmente um prato do norte :)

      Eliminar
  11. Que excelente sugestão,...cá em casa somos fãs,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Mary, é daqueles pratos a que ninguém fica indiferente :)

      Eliminar
  12. Não conhecia esta versão do nosso fiel amigo, parece deliciosa!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então tens de experimentar Joana, olha que vais gostar :)

      Eliminar
  13. Adoro o bacalhau assim com esse molhinho.
    Já comia.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/03/cupcakes-de-iogurte-e-coco.html

    ResponderEliminar
  14. Quem me dera conseguir comer bacalhau, tem um aspeto divinal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não consegues? Oh, que pena, ele é tão bom :)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...