quinta-feira, 30 de março de 2017

Leite-creme ... na yammi


Leite-creme é uma das sobremesas que mais gosto, especialmente se for ainda quente, polvilhado com canela. Desde pequena que me lembro de ver a minha mãe fazê-lo e depois dar-me o tacho para eu rapar (tinha sempre o cuidado de deixar um bocadinho generoso ainda no tacho) . E eu rapava, rapava até ficar bem limpo. Esse hábito ainda se mantém até aos dias de hoje, há coisas que simplesmente não mudam e o prazer de as fazer ainda menos. Por isso, hoje deixo aqui uma receita de leite-creme, não é a receita da mãe já que essa sempre foi feita a olho (como quase todas as receitas das nossas mães, avós, ...) mas uma das receitas que costumo fazer, facilitada pelo uso do robot de cozinha, mas que fica igualmente saborosa tanto com canela como queimado (ou os dois juntos como eu gosto). 

Ingredientes:
- 1 litro de leite
- 5 gemas
- 80g a 100g de açúcar amarelo
- 80g de farinha de trigo
- casca de meio limão (só a parte amarela)
- 1 pau de canela
- canela em pó e açúcar para finalizar

Monte a lâmina de mistura no copo. Coloque as gemas, o leite, o açúcar e a farinha no copo e programe 2 minutos na velocidade 5. Junte as cascas de limão e o pau de canela, programe 22 minutos, velocidade 2, temperatura 90º. No final do tempo, retire o limão e a canela e verta o leite-creme para uma travessa funda. Deixe arrefecer. Na hora de servir, polvilhe com canela em pó e açúcar e queime com um maçarico de cozinha. Sirva de seguida.

Se não tiver robot de cozinha:
Aqueça 750ml de leite. Coloque as gemas, o restante leite, o açúcar e a farinha num tacho e mexa muito bem. Junte o leite aquecido, as cascas de limão e o pau de canela. Ligue o lume e mexa sempre até o creme engrossar. Quando estiver pronto, retire o limão e a canela e verta o leite-creme para uma travessa funda. Na hora de servir, polvilhe com canela em pó e açúcar e queime com um maçarico de cozinha. Sirva de seguida.

PS: adoro acompanhar com morangos.


18 comentários:

  1. Tu sabes que a coisa que eu mais gostava de fazer sempre que havia papas, arroz doce ou leite-creme era rapar o tacho?! Adorava o rapão! E ficava zangada se a minha mãe não deixasse que se formasse o rapão! Este fim de semana fiz arroz doce e deixei criar rapão propositadamente para eu rapar o tacho! Bem que fiz força para os meus filhos também raparem o tacho mas eles não quiseram! Ficaram a olhar para mim como se eu fosse maluca! Adoro leite-creme! Traz-me recordações dos tempos de miúda em que passava férias em casa dos meus padrinhos! A minha madrinha fazia sempre leite-creme só por minha causa! E servia em taças de inox! Os meus padrinhos já partiram, ele há 18, ela há 10. E nunca mais o leite-creme me soube igual como nas taças de inox. Há uns tempos as ditas taças apareceram milagrosamente. Fiquei tão feliz, como se tivesse ganho o euro-milhões! Mesmo não estando o teu em taças de inox, gostava de provar! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente o processo de rapar é algo delicioso mas se calhar é algo de outra geração então. Tens de lhes enfiar lá o dedo, depois de lá estar, vão-se lambuzar todos :D
      E que história gira a tua, mas mesmo sem as taças de inox, podes te servir à vontade :)

      Eliminar
  2. Confesso que é uma coisa que não gosto muito
    mas parece uma deliciaBeijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério Sofia, mas olha que este estava realmente saboroso :)

      Eliminar
  3. Gosto muito de leite creme com canela, nunca faço com açúcar porque não tenho o maçarico de cozinha mas também é muito bom. Beijinhos
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá em casa vai de todas as maneiras mas quando como ainda quente prefiro com a canela, já em frio o caramelo torna-o especial ;)
      PS: tens de comprar um maçarico, dá imenso jeito. Embora não há nada como a pá de queimar mas como cá em casa o fogão é vitrocerâmica, a pá já não pode ser usada :(

      Eliminar
  4. Eu também estou sempre disponível para rapar tachos e taças sujas de doces! :) Esse leite creme está bem apetitoso! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Inês, olha que afinal existem mais rapadores de tachos do que eu pensava, já não me sinto tão estranha :P

      Eliminar
  5. É das coisas que adoro, rapar o tacho do leite creme e do arroz doce!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. eheheh acho que todos teriam esse hábito em pequenos:)
    esse leite creme deve ser qualquer coisa de muito bom!!
    beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Éramos uns autênticos rapadores, um perigo mesmo ;)

      Eliminar
  7. Oi Carla, bt!
    Eu nunca preparei um leite creme, embora já tenha visto muitas receitas por aí. Agora com o tempo mais fresquinho vou experimentar, mas já sabendo que vou me deliciar!
    Bjss amiga e um belo FDS p/vcs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta é daquelas sobremesas que como ao longo do ano ... no inverno morno e no verão bem fresco. Vai ter de experimentar ^_^

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...