Há uns tempos atrás, a minha mãe andou a percorrer várias barraquinhas de uma romaria à procura de tigelas para o caldo verde. Nessa procura, deu de caras com uns tachos de barro, algo que já há muito tempo ansiava comprar e trouxe um para casa. Este domingo foi o dia de estrear o novo tacho e só posso dizer que saiu um franguinho muito saboroso, receita a repetir de certeza, tanto pela rapidez como facilidade de preparação (ficou no forno enquanto fomos votar, sem a preocupação de
queimar). Mas passemos à receita, feita pela minha mãe, que é mais importante (ah, ela esqueceu-se de colocar gordura e não sentimos a falta dela, a gordura proveniente do couro do presunto foi o suficiente).
- Frango (foi usado um frango e meio)
- 200g de presunto
- 2 tomates maduros
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- 1/2 cálice de vinho do porto
- 1/2 cálice de aguardente velha
- 1 cálice de vinho branco
- 1 colher (café) de mostarda
- Sal, pimenta e colorau qb
Limpe o frango de peles e corte em pedaços. Corte o presunto em cubos (caso o presunto tenha aquela tira de couro, aproveite para juntar ao frango).
No tacho de barro coloque o frango, a cebola em rodelas finas, o tomate em cubos, os dentes de alho picados e os restantes ingredientes. Tape e leve ao forno a 220º até o frango estar cozido, nessa altura destape e deixe corar um pouco (caso tenha muito líquido, retire o excesso*).
Sirva no próprio tacho, acompanhado com batatas fritas, arroz branco** e salada.