sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Uma espécie de crepes chineses

Eu não era fã de comida chinesa, para dizer a verdade, só gostava mesmo dos crepes chineses e do gelado frito. No entanto, quando o Lidl passou a ter a semana asiática, comprei alguns produtos e resolvi procurar algumas receitas chinesas, adaptando-as ao gosto cá de casa. Desde então, passei a gostar desta cozinha e quando vou ao restaurante tenho curiosidade em conhecer sempre pratos novos. Mas se há uma coisa que não mudou foi o gosto pelos crepes e a procura por uma reprodução fiel cá em casa. 
Esta receita não é a verdadeira (ainda não encontrei a massa perfeita), mas serve para enganar os desejos e adapta-se facilmente aos ingredientes comuns de uma dispensa portuguesa. Utilizei como massa a dos crepes que tinha no congelador, fiz um recheio, fritei (ficaram crocantes como eu gosto) e voilá ... matei os desejos com algo que embora não seja o original, me soube muito bem...

 

Ingredientes:
- crepes prontos (receita aqui)
- legumes em tiras finas (cenoura, couve coração, cebola, pimento, rebentos de soja e de bambu, cogumelos, alho francês ...)
- molho de soja qb
- sal e pimenta preta qb
- gengibre moído qb
- alho em pó qb
- erva príncipe qb (comprei no lidl)
- óleo qb
- ketchup qb (ou na falta deste polpa de tomate com uma pitada de açúcar)

Leve ao lume um wok com o óleo até aquecer, junte os legumes e os restantes ingredientes e deixe cozinhar até os legumes amolecerem, rectifique os temperos se necessário e reserve.
Coloque um pouco de recheio no centro do crepe, dobre as laterais e enrole (utilize uma mistura de água com farinha para servir de cola na hora de fechar o crepe). 
Frite em óleo bem quente até dourar de ambos os lados, deixe escorrer sobre papel absorvente e sirva. Eu acompanhei com uma salada.

* Se quiser pode utilizar legumes chineses congelados (eu tinha pouca quantidade e por isso acrescentei cebola, cenoura, couve e pimento, que era o que tinha em casa).
** Pode ainda juntar carne de porco, frango, perú, camarão, ... aos legumes para os tornar mais completos.


3 comentários:

  1. Estão com um óptimo aspecto!
    Não aproveitei a semana chinesa do LIDL, mas gostei da tua ideia e vou estar atenta :)
    Bjsss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, eles costumam ter alguns produtos asiáticos interessantes e a um custo acessível em relação a outras superfícies comerciais, gosto especialmente da massa (noodles), especiarias e molho agridoce :)

      Eliminar
  2. Sou doida por crepes chineses! Provei da primeira vez que fui aos EUA. Era capaz de comer aquilo todos os dias, juro! Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...