quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Uma espécie de risotto de cozido à portuguesa

Eu adoro cozido à portuguesa, é uma daquelas refeições que me deixam completamente reconfortada. Mas também é uma daquelas refeições onde sobra imensa comida. Geralmente comemos uma segunda vez aquecida porque não perde quase em nada na qualidade (é para verem como gostámos mesmo disto), mas mesmo assim ainda sobra e então há que despachar tudo rapidamente. Os legumes e as batatas costumam ir para a sopa ou então para uma esmagada de batata (é um óptimo acompanhamento no meu ver). Já as carnes e enchidos, costumo picar e utilizar para fazer rissóis, folhadinhos ou empadão. 
Desta vez, pela necessidade de fazer rapidamente o almoço (e ter esquecido de descongelar algo, sim porque isso acontece-me muito), a coisa foi diferente e resolvi utilizar as carnes duma forma mais "sofisticada". O que posso dizer deste risotto é que ficou delicioso e uma receita a repetir com certeza sempre que voltar a ter sobras do cozido.


Ingredientes:
- sobras de carnes do cozido e enchidos, partidos em bocados
- arroz para risotto (ou na falha deste, arroz carolino)
- meia cebola picada
- 1 noz de margarina
- um pouco de vinho branco
- 2 colheres (sopa) de polpa de tomate
- queijo ralado qb
- caldo de galinha ou legumes quente qb
- sal e pimenta qb

Comece por refogar a cebola na margarina até ficar transparente. Junte o arroz e o vinho, envolva e e deixe evaporar. Junte a polpa de tomate e o caldo (colocar um pouco de cada vez e só acrescentar quando o anterior tiver evaporado). Tempere com sal e pimenta. A meio da cozedura, junte as carnes partidas eenvolva bem. Quando o arroz estiver pronto, junte o queijo e mexa, deixe descansar cerca de 2 minutos e sirva de seguida. Eu acompanhei com couve-flor cozida e salada.

Nota: Se tiver o caldo do cozido, pode utilizá-lo em vez do caldo de galinha ou legumes, eu tinha deitado fora e por isso tive de improvisar. 



6 comentários:

  1. Que ideia tão original! Também adoro cozido, acho a típica comida de inverno! Mas esta maneira de aproveitar as sobras é tão boa! parece que temos uma nova refeição, completamente nova. Beijinhos, Natacha

    ResponderEliminar
  2. Huuuuuum... como eu comia isso agora, aqui em Londres já se sente o frio do Outono isso era perfeito para o jantar de hoje ;)

    www.therasiathecook.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Oi Carla!
    Que delícia de refeição. Adoraria experimentar um pouquinho kkkk
    Amiga, eu não encontrei espaço de seguidores por aqui, se colocar me avise que eu volto p/te seguir.
    Te sigo pelo Google!
    Bjsss

    ResponderEliminar
  4. Está mesmo um arroz bem completo!!! O meu marido também gosta muito deste tipo de arroz ;)
    Bjsss
    P.S. Tenho de fazer as natas do céu, não me posso esquecer!

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...