quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Um pão com chouriço quentinho


Se há coisa que eu sempre adorei foram os pães com chouriço. Nas romarias e nas festas não posso ver uma barraquinha a vender estes pães que fico logo a salivar. O último que comi foi nas festas de S.Pedro aqui perto, na Póvoa de Varzim, no verão e soube-me mesmo bem, acabadinho de cozer num forno a lenha. Desde então fiquei com vontade de repetir em casa mas nunca consegui a mesma consistência na massa e aquela humidade típica, até que descobri a massa de pão mais falada aqui pela net, a famosa artisan bread e voilá, consegui, depois de umas pequenas adaptações, uns pães com chouriço que me encheram as medidas. Servidos quentinhos, fizeram-me recuar até ao verão e aos ditos pães da festa, o que me deixou muito contente. 
Mas como esta massa saiu tão boa, já repeti a receita (apenas juntei umas sementes à massa) e cozi uns simples e outros recheados com sardinha em molho de tomate picante de conserva, a pedido da minha mãe e das suas recordações de infância. Novamente uma receita aprovada (neste caso da sardinha não por mim que detesto sardinha) mas pelos verdadeiros apreciadores deste pitéu :)


Ingredientes:
- 400g de farinha de trigo (usei a 65)
- 100g de farinha de centeio integral
- 1 colher (chá) de sal
- 2 colheres (chá) de fermento de padeiro
- 350ml de água (ou um pouco mais, conforme as farinhas)
- rodelas de chourição qb  (daquele laranjinha que larga a gordura)

Dissolver o fermento na água. Numa vasilha, misturar todos os ingredientes com a colher de pau até ficar uma mistura homogénea (isto é mesmo rápido, num minuto está feito). Tapar com um pano e deixar levedar durante duas horas, num lugar quentinho (eu costumo aquecer um pouco o forno, desligar e colocar lá dentro a vasilha). 
Passado este tempo, tem duas opções: guardar a massa no frigorífico para usar mais tarde (ela aguenta vários dias sem se estragar) ou utilizá-la na hora. 
Para isso, deve retirar pequenos pedaços de massa para uma mesa enfarinhada, esticar com as mãos, rechear generosamente com o chourição e fechar bem, achatando e dando uma forma arredondada. Deixar levedar um pouco (cerca de 30 minutos no máximo) e levar a cozer numa frigideira anti-aderente até dourar de ambos os lados (manter o lume numa temperatura média/baixa para não queimar e deixar cozer os pães). Depois é só deixar arrefecer um pouco (se conseguir aguentar) e deliciar-se como eu fiz :)

15 comentários:

  1. Todos gostamos de pão com chouriço! Há imenso tempo que não faço porque tenho cortado significativamente no pão, e esses pãezinhos são viciantes! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro e esses estão mesmo a pedir uma dentada

    ResponderEliminar
  3. Não há direito... estou aqui a salivar! :)
    Quando era miuda, o fim da noite em festas era sempre com o pão com chouriço e mais tarde iamos muitas vezes a uma padaria as tantas da manhã, antes de ir para casa! Sabe sempre tão bem!
    Aqui em UK não há, vou levar comigo esta sugestão deliciosa! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz estes que não te vais arrepender e assim matas as saudades de Portugal e da juventude :) hoje vai sair mais uma rodada cá em casa, mas desta vez simples, barrados com manteiga de alho ...

      Eliminar
  4. Eu também adoro pão com chouriço :)
    A mim faz-me lembrar as noites da queima das fitas, que vinha sempre com um na mão!
    Is teus estão com óptimo aspecto!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  5. Olá Carla, obrigada pelo convite,...
    Aqui estou eu, a salivar com esses pãezinhos com chouriço,....que maravilha!
    Tem aqui um cantinho fantástico e já estou a seguir,..
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mary, espero que gostes e sê bem vinda :)

      Eliminar
  6. Obrigado pela visita ao meu blog, também gosto muito das tuas sugestões. Este pão fez-me crescer água na boca... são 23 h e fiquei cheia de fome, assim não vale! Volta sempre, desejo uma excelente semana, Bjs

    ResponderEliminar
  7. Oi Carla!
    Me deu vontade de correr p/cozinha e preparar essa receita p/o lanche kk
    Amei!
    Bjssss querida

    ResponderEliminar
  8. Pão com chouriço... este tem boa pinta... se estivesse em Potugal metia-me agora no carro e ia ao jumbo adoro o pãp do jumbo como não estou acho que vou por mãos à massa este fim de semana ;)


    www.therasiathecook.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Ainda agora aqui cheguei e já estou fã... estes pãezinhos,... ai Jesus! :-)

    Beijinho!

    ResponderEliminar
  10. Hummm adoro!!
    Sou fã nº1 de pão com chouriço e caseiro muito melhor!!!!!!
    Ficaram um mimo!!
    Beijinho!
    Cláudia L. ♥

    ResponderEliminar
  11. sou tao fa de pao com chouriço.. fiquei a babar no teclado..
    beijinho
    maria
    www.home-sweet-home.pt

    ResponderEliminar
  12. Bom dia,
    primeiro gostaria de dizer que adoro o blog, e segundo que adorei a receita fez-me recordar os tempos de infância. Tenho so umas dúvidas o fermento que usa e granulado ou fresco? A frigideira não vai ao forno mas sim no fogão certo? Obrigada e continue a publicar boas receitas 😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra, antes de mais obrigado pela visita e fico feliz que tenha gostado do meu cantinho, ainda está no começo mas tem-me dado muito gozo fazê-lo e quando temos pessoas que gostam do que publicámos ainda dá mais vontade de continuar :).
      O fermento que usei foi o fermento granulado seco porque era o que tinha na altura em casa mas normalmente uso o fermento de padeiro fresco, costumo dividir aqueles cubos que se compram no supermercado a meio e uso uma das partes (cerca de 12,5g), o restante congelo por doses para não se estragar.
      Em relação à frigideira, vai ao fogão, em lume médio/brando, até dourar de ambos os lados e ficar com aquele ar de pão cozido :)
      Continuação de uma boa semana e apareça sempre que quiser ...

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...