quarta-feira, 13 de julho de 2016

Choco com tinta estufado


Chegou cá a casa um belo choco com tinta, enorme ... e agora, o que fazer com ele? A ideia foi logo um belo choco estufado e assim surgiu este prato que, embora não tenha ficado com a tonalidade escura que eu pretendia, ficou muito saboroso e devorado por todos os que o comeram.


Ingredientes:
- 1 choco grande com tinta
- 1 e 1/2 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 pimento verde
- 4 colheres (sopa) de polpa de tomate
- 4 colheres(sopa) de vinho branco
- 1 colher (chá) cheia de colorau
- 1 cubo de caldo de marisco
- 2 folhas de louro
- azeite, sal e molho piri-piri qb


Arranjar o choco (tendo o cuidado de não rebentar o saco de tinta, reservando a tinta) e cortar o choco em pequenos pedaços. Picar a cebola, os dentes de alho e o pimento.
Levar ao lume um tacho com um fio de azeite, a cebola, o alho, o pimento e o louro. Deixar refogar até a cebola amaciar, juntar o choco, o colorau, o caldo de marisco, o vinho e a polpa de tomate. Deixar refogar cerca de 10 minutos, acrescentar mais um pouco de água, temperar e deixar cozinhar até o choco estar macio. 
À tinta que reservou, junte um pouco de água para esta se dissolver e verta para o tacho, através de um coador. Mexa e deixe cozinhar mais uns minutos. Sirva de seguida, acompanhado com o arroz.

Para o arroz:
- 1 medida de arroz
- 2 medidas de água quente
- 1 cubo de caldo de marisco
- cebola picada
- um fio de azeite

Comece por refogar no azeite a cebola picada, junte o caldo de marisco e o arroz, envolva bem e depois junte a água. Deixe cozinhar e rectifique os temperos se necessário.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...