quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Muffins de chocolate e farinha kamut


Como sabem, cá em casa nunca pode faltar um bolinho. Não que sejamos muito gulosos mas uma dose qb de doce por dia nunca nos fez mal e se consumido com cautela não corremos riscos :D
Por essa razão, procuro fazer doces simples e mais saudáveis (nem que seja só um pouco) que sirvam para comer ao pequeno-almoço e ao lanche. Os muffins que vos deixo aqui hoje surgiram do meu desejo repentino em comer queques de chocolate e na curiosidade de experimentar uma nova farinha, a farinha kamut, que a Myprotein gentilmente me enviou. Como resultado, obtive uns muffins fofos e doces no ponto certo, onde o chocolate é rei :) 


Ingredientes:
- 100g de farinha de trigo
- 100g de farinha kamut orgânica Myprotein
- 100g de chocolate de culinária partido grosseiramente
- 2 ovos
- 150g de courgette ralada
- 120ml de leite
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 80g de açúcar amarelo (se forem muito gulosos aumentem para 100g)

Derreta no microondas o chocolate misturado com o leite. Bata os ovos com o açúcar até obter um creme. Junte a courgette, o chocolate derretido, as farinhas e o fermento. Envolva bem e verta para forminhas de queques (previamente forradas com papel). Leve ao forno pré-aquecido a 180º, até que o teste do palito saia seco.

Informações adicionais:
O que é a farinha de kamut orgânica Myprotein?
Farinha orgânica superfina de Kamut
A farinha de kamut é proveniente de uma variedade de trigo. Teve a sua origem no Egito, onde foi cultivado durante milhares de anos, até ser trocado por trigos de maior rendimento. Actualmente, esta variedade de trigo foi recuperada pela agricultura biológica.
É um cereal com 20 a 40% mais de proteínas, amino-acidos, vitaminas e minerais que as variedades de trigo comuns, possibilitando uma digestão muito fácil. Pode ser utilizada como substituto da farinha de trigo tradicional em todas as receitas.

Se ficaram curiosos sobre este e outros produtos, acedam ao site da Myprotein aqui para saberem tudo.

29 comentários:

  1. Para começar adoro bolos que levam courgete! Para acabar esses estão tão fofinhos e com uma cor tão bonita que apetece devorar o tabuleiro todo! Nunca experimentei farinha de kamut! Há tantas que quero experimentar! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Elisabete :) Courgette já virou um hábito cá em casa para dar humidade aos bolos e uso sempre que possível. Quanto à farinha kamut, nunca tinha experimentado e agora que tive a oportunidade, adorei. Pensei que pudessem ficar meio massudos mas na realidade ficaram extremamente fofos, adorei :D

      Eliminar
  2. Não conhecia esta farinha, ficaram muito apetitosos!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não conhecia até agora :) É mais uma variedade de trigo mas que funciona muito bem na culinária como substituto da farinha tradicional. Já experimentei aqui em bolo e noutra versão em pão e ficaram ambos excelentes, tens de a experimentar :)

      Eliminar
  3. ficaram com muito bom aspeto um interior bem fofo pelo que parece.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :) O interior é realmente muito fofo, algo que me surpreendeu porque achava que esta farinha me iria deixar os muffins mais massudos :)

      Eliminar
  4. Nunca experimentei essa farinha. Fiquei curiosa!
    Os muffins ficaram com excelente aspecto.

    Bjs

    Lua

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Lua. Esta farinha é uma excelente alternativa à farinha comum e bem mais tolerável por quem tem intolerância ao gluten. Eu estou a adorar usá-la e até agora só me surpreendeu :)

      Eliminar
  5. Já ouvi falar dessa farinha mas nunca experimentei. Comporta-se da mesma forma que a de trigo comum? Os teus bolinhos estão espectaculares.

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, até agora fiz duas receitas: uma de pão e estes bolinhos. Em ambas fiz uma mistura de trigo normal e desta farinha kamut e a consistência final foi como se só tivesse usado da farinha normal. Posso mesmo dizer que estes muffins ficaram mesmo fofos, algo que me surpreendeu bastante pela positiva :)

      Eliminar
  6. Já tive dessa farinha mas usei sempre em pão e gostei muito.
    Os muffins ficaram lindos e imagino que uma delicia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado São, também já fiz um pão e gostei muito, depois saíram estes muffins que ainda gostei mais e ficaram super fofos, como se fossem feitos apenas com farinha normal. Posso dizer que virei fã desta farinha e tenho de passar a experimentar mais farinhas diferentes :)

      Eliminar
  7. Parece ser delicioso!!
    Beijinhos

    https://annahandtheblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ana, estes são óptimos para amantes de chocolate :)

      Eliminar
  8. Devem ser uns deliciosos bolinhos e como são de chocolate,devem ser mesmo uma delícia,quanto às farinhas,ui,ui,duvido encontrar essa farinha de que falas nas lojas portuguesas,portanto,embora tenha gostado da receita,não a vou poder fazer!! Feliz resto de semana para ti,fica bem querida,muitos beijinhos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra :)
      Quanto à farinha podes encontrar online na Myprotein ou cá em Portugal em lojas especializadas em produtos naturais, se pesquisares por "compra farinha kamut" pela net vais encontrar várias soluções ;) Quanto à receita em si, podes sempre fazer apenas com farinha normal ou substituir a kamut por trigo integral, por exemplo, que é bem mais fácil de se encontrar. Bom fim de semana para ti :)

      Eliminar
  9. Gulosa como sou esta é uma excelente receita:)
    beijinho
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E bem mais saudável sem que se note qualquer diferença em relação aos bolinhos tradicionais :)

      Eliminar
  10. Que muffins tão gulosos! E são bem mais saudáveis do que os comuns muffins de chocolate :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E olha que ficaram mesmo bons, fofos e chocolatudos como eu adoro :)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...