terça-feira, 27 de setembro de 2016

Polpa de tomate caseira


Sabem aquela velha frase que "se te derem limões, faz limonada". Pois bem, neste caso é mais "se te derem tomates, faz polpa de tomate". A verdade é que me chegaram cá a casa duas caixas enormes de tomates vermelhinhos e rijos, mas que precisavam ser rapidamente consumidos para que não se deteriorassem. 
Geralmente opto por lhes retirar a pele e sementes, cortar em cubos e congelar, tendo assim sempre tomate pronto a utilizar em qualquer refeição (vai mesmo do congelador para o tacho). Mas desta vez a arca estava demasiado cheia e nunca iriam caber todos os tomates lá, o que me fez tentar conservar de outra forma. As soluções eram várias mas acabei por ir para a mais básica e versátil ... polpa de tomate. Uma dose "industrial", sem corantes nem conservantes, de tomate 100% natural, para utilizar nos próximos meses foi o resultado de algumas horas de trabalho :)
E vocês, o que fariam com uma enorme quantidade de tomates?


Ingredientes:
- tomate maduro
- 1 pitada de sal

Comece por retirar a pele e as sementes ao tomate. Corte em cubos e coloque num tacho com uma pitada de sal. Triture com a varinha mágica e deixe cozinhar com o tacho semi-tapado até que engrosse e perca cerca de 1/3 do volume. Vá mexendo de vez em quando. Quando estiver no ponto desejado, coloque em frascos esterilizados* e feche.
Coloque os frascos num tacho, encha-o com água até 2/3 da altura dos frascos e leve ao lume. Quando entrar em ebulição, deixe ferver durante 15 minutos. Desligue o fogão e deixe arrefecer os frascos dentro do tacho. Depois de frios, guarde num local escuro e sem humidade.

* para esterilizar os frascos, coloque-os num tacho com água juntamente com as tampas (de metal) e deixe ferver durante cerca de 15 minutos. Retire-os e deixe a escorrer sobre um pano limpo, com a boca para baixo.

19 comentários:

  1. Eu fazia todos os anos! Este ano infelizmente não fiz! Apenas congelei alguns tomates! Tens aí tantos frascos um para mim não fazia mossa! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também congelei vários tomates já em cubos, prontos a utilizar mas a arca não aguenta tantos e esta é a solução que mais agrada cá em casa :) Tens é de te mudar aqui para o continente, para o norte e sermos vizinhas, dessa forma mandava-te logo vários, não era apenas um ;)

      Eliminar
  2. I like tomato juice, great recipe:)
    Have a nice week:)
    kisses

    http://irreplaceable-fashion.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks, this sauce is perfect for pastas and rice :)

      Eliminar
  3. Este ano ainda não fiz. Tenho congelado os tomates inteiros.
    Bjs

    Lua

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá em casa costumo tirar a pele e sementes, cortar em cubos e congelar. Assim ocupa menos espaço e vai directo do congelador para o tacho. No entanto, quando a quantidade é enorme, a maior parte dos tomates acabam sempre em polpa :)

      Eliminar
  4. Este ano também só congelei uns poucos pois tenho que comprar...um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, quando se tem de comprar (e ao preço caro que têm andado), deixa de valer a pena fazer.

      Eliminar
  5. Eu iria tendencialmente lembrar-me de doce de tomate (sou gulosa!) mas esta é uma excelente opção, gosto muito também. :)

    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A versão doce também me passou pela cabeça mas a única pessoa que cá em casa gosta vai estar longe durante vários meses e o doce acabaria por se estragar e não compensar a poupança ;) Assim, vai sendo gasta todas as semanas na cozinha :D

      Eliminar
  6. Eu tb costumo aproveitar os tomates q por aqui chegam ,além de congelar este ano fiz doce de tomate q já vamos no segundo frasco. Polpa de tomate tb é uma excelente opção sem corantes bem conservantes, bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É pena que doce de tomate não seja algo que se goste por aqui, eu que até adoro fazer compotas e comê-las, esse é talvez o único que não gosto mesmo. E por essa razão, a saga dos tomates acabou mesmo em polpa e molho de tomate para massas ;) E não há nada como um produto caseiro, sem a adição de coisinhas estranhas :D

      Eliminar
  7. Eu tb costumo aproveitar os tomates q por aqui chegam ,além de congelar este ano fiz doce de tomate q já vamos no segundo frasco. Polpa de tomate tb é uma excelente opção sem corantes bem conservantes, bjs

    ResponderEliminar
  8. Bem que quantidade industrial!! Que maravilha!! Olha se fosse agora fazia o mesmo que tu, se fosse pelo natal faria doce de tomate para oferecer!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, por aqui o doce de tomate teria de ser mesmo para oferecer ;)

      Eliminar
  9. Bem, tens aí uma reserva para durar uns tempos! Foi uma ótima solução :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver quanto dura ;) por aqui é algo que se consume muito :P

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...