terça-feira, 6 de setembro de 2016

Risotto de grelos com farinheira


Para quem me segue, deve estar agora a pensar: "mais um risotto, nãaaooooo..."
A verdade é que eu adoro risottos e até hoje nenhum me desiludiu. Além disso, tenho a sorte de todos cá em casa também gostarem. A junção de grelos e farinheira são algo que encaixa muito bem e nesta receita ficaram deliciosos, uma receita a repetir de certeza, espero que gostem também :)

Ingredientes:
- arroz para risotto (ou carolino)
- 1 farinheira
- grelos cozidos qb
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 fio de azeite
- 40 ml de vinho branco
- 2 colheres (sopa) de polpa de tomate
- queijo ralado qb 
- 1 caldo de galinha
- sal e pimenta qb

Aqueça água suficiente para cozinhar o arroz e dissolva o caldo de galinha. Mantenha a água quente.
Leve um tacho ao lume com a cebola, o alho e um fio de azeite. Refogue a cebola até esta ficar transparente e acrescente o arroz. Envolva bem e verta o vinho. Quando este evaporar, junte duas conchas do caldo, a polpa de tomate, os grelos cortados e a farinheira em rodelas. Mexa e deixe cozinhar até a água evaporar quase toda. Volte a juntar mais um pouco de água e assim sucessivamente até o arroz estar cozido. Rectifique os temperos e envolva o queijo ralado. Deixe repousar cerca de dois minutos e sirva.

24 comentários:

  1. Se tem farinheira então adoro!! :D
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Quando eu era miúda a minha mãe fazia arroz de grelos e eu detestava! Contudo eu gosto de farinheira e acho que juntamente com os grelos deve resultar num risotto bem bom! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando era pequena também não gostava de nada com grelos, hoje em dia, devoro tudo o que é feito com eles e imagina, no natal todos ficam felizes com a bela posta de bacalhau mas o que eu mais gosto é de comer os grelos cozidos que nunca faltam na mesa, sou uma criatura esquisita, confesso :)

      Eliminar
  3. Nossa parece ser mesmo bom
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  4. Mais um risotto delicioso , gosto tanto de farinheira.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  5. I love risotto, and yours look very very tasty, hun.
    kisses
    Lenya
    FashionDreams&Lifestyle

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito de farinheira. Este risotto deve ser muito bom.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de o provar Márcia, eu sou suspeita (porque adoro risoto, enchidos, grelos, ...) mas adorei este :)

      Eliminar
  7. Oi Carla!
    Eu nunca experimentei, mas a aparência está ótima.
    Bjssss amiga

    ResponderEliminar
  8. Looks amazing:)
    Have a nice day!
    kisses

    http://irreplaceable-fashion.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Uma espécie de 'take' moderno no tradicional conjunto de farinheira com grelos (sei que normalmente é mais alheira com grelos, mas pronto :P) :) Parece ter ficado ótimo :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ficou mesmo Avelã :) O ácido dos grelos cortou aquele toque levemente enjoativo da farinheiro tornando o risotto delicioso :)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...