quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Angel cake de laranja


As claras estão a acumular-se cada vez mais no congelador. Devagar, devagarinho, como quem não quer a coisa, vão-se juntando e com isso, ocupando espaço tão precioso. Como não gosto de ter demasiadas claras perdidas pelo congelador, no último fim-de-semana foi dia de as gastar e distribuir por uns quantos doces, por isso preparem-se porque vão surgir umas quantas receitas para aproveitarem claras.
Para começar esta minha saga, deixo aqui um bolo daqueles super fofos, mesmo leves e com um gostinho a laranja delicioso. A verdade é que desde que descobri os "angel cake" nunca mais pensei noutro tipo de bolo de claras, vou variando nos sabores e tenho sempre um bolo novo, delicioso e acima de tudo, sem a gordura típica que costumava encontrar nos bolos de claras.
Como é "Dia um ... na cozinha", desta vez a minha participação é mais simples mas não menos saborosa e assim deixo-vos aqui um bolo perfeito para o pequeno-almoço ou qualquer outra altura do dia, bem fofo e aromático, espero que gostem :)


Ingredientes:
- 8 claras
- 120g de açúcar 
- 120g de farinha com fermento
- raspa de 1 laranja
- 50ml de sumo de laranja


Ligue o forno a 180º.
Bata as claras em castelo e quando estiverem volumosas, junte o açúcar aos poucos até obter picos firmes. Sem parar de bater, junte o sumo e a raspa de laranja. Envolva delicadamente com uma espátula a farinha e verta a mistura para uma forma de buraco previamente untada levemente com óleo (eu costumo humedecer uma folha de papel absorvente e passar sobre a forma. Leve a assar a 180º, até dourar e o teste do palito sair seco (cerca de 35 minutos).
Retire a forma do forno, vire ao contrário e deixe arrefecer sobre uma grelha, sem desenformar. Quando estiver frio, passe uma faca pela lateral da forma e desenforme (dê umas pancadinhas na forma até que este se descole). Decore a gosto, eu polvilhei com açúcar em pó.


30 comentários:

  1. que belo bolinho!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de angel cake! Ainda há uns dias "roubei" a forma antiga de angel cake da minha mãe! Com aroma de laranja fica muito bom! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ando simplesmente fã deles, com claras a acumular todas as semanas no congelador nas últimas semanas, eles estão a ganhar destaque cá em casa :)

      Eliminar
  3. Adorei a dica e a receita
    sempre com novas receitas para nos

    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo todos os dias

    ResponderEliminar
  4. angel cake uma ótima forma mesmo de aproveitar as claras, ótima sugestão um bolo bem bonito e saboroso com o toque da laranja.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, saem sempre uns bolos tão leves, adoro de qualquer sabor :)

      Eliminar
  5. Tem realmente um aspecto super fofo e bom, ainda terei que experimentar a fazer um angel cake! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens mesmo de experimentar, até hoje ainda não comi um bolo tão fofo como os angel cake :)

      Eliminar
  6. Tem um aspecto fantástico e é óptimo para aproveitar-mos as claras!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Joana, tem sido a minha forma preferida de as gastar :)

      Eliminar
  7. Hmm eu ja amo bolo de laranja, imagina assim!!!

    www.carinecompiani.com

    ResponderEliminar
  8. Tenho de experimentar esse bolinho pois parece delicioso e saudável.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/09/dia-um-na-cozinha-e-um-semifrio-de.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Clarinha, este fica super leve, bem aromático e como leva pouco açúcar e farinha, torna-se bem mais saudável. Eu adoro comê-lo ao pequeno-almoço, experimenta que acho que vais gostar :)

      Eliminar
  9. Olá Carla
    Que bolo delicioso, amoooooo laranja.
    Receita excelente para aproveitar as claras e ficou levinho!
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luli, é delicioso, tens de experimentar :)

      Eliminar
  10. Gosto tanto de bolo de laranja! Que delícia :)
    Beijinhos
    http://universodamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Gosto muito destes bolos...ficam fofinhos, leves...mas saborosos! Com laranja deve ser excelente, adoro! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito, são autênticos angels :D

      Eliminar
  12. Quem resiste a um bolo destes? :)
    Adoro:)
    Beijinho grande querida Carla
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de o provar, é daqueles mesmo fofos, que se desfaz na boca :)

      Eliminar
  13. Raramente me sobram claras, mas há umas semanas fiquei com uma remessa tão grande que me decidi estrear numa espécie de angel cake. Tenho pena de não o ter feito antes, ficou maravilhoso! Tão leve e fofinho que parecia pão de Ló :) Para a próxima faço este :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá em casa também não costumam haver muitas claras mas como tenho tido umas encomendas em que se gastam as gemas, as claras vão acumulando e como para claras tenho sempre receitas, esta é uma das que mais gosto. Realmente os angel cake são deliciosos :)

      Eliminar
  14. Adoro angel cake! Mas de laranja nunca provei! :-P
    Dece ser bom a julgar pelo belissimo aspeto! :-P
    Bjs
    Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente os angel cake são mesmo deliciosos, tão leves ... de laranja também ficam muito agradáveis e este fez-me companhia durante o pequeno-almoço :)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...