sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Bolo de alface, coco e iogurte


Sim, leram bem ... alface!
Vocês já sabem, fim-de-semana é sinónimo de bolo cá em casa e desta vez a escolha recaiu sobre um bolo algo diferente, que não conseguiu reunir consensos mas que agradou na sua maioria (eu gostei).
Com muitas alfaces no frigorífico para gastar, a ideia de fazer um bolo com elas surgiu quase de imediato e embora tenha sido algo que me deixou reticente no início, depois de provar a massa (sim, eu rapo a colher e a taça onde é batido o bolo, tipo criança) fiquei mais descansada porque até tinha saído dali algo saboroso e o melhor, comestível. Mas o que vos posso dizer deste bolo: é fofo, bastante húmido, com um sabor diferente, doce no ponto certo e com uma cor super gira no interior. Pode não agradar a todos (aqui apenas um torceu levemente o nariz), mas nada como testar, não é? Eu pessoalmente gostei dele bem fresquinho e com uma bola de gelado de baunilha ainda ficou melhor, mas como costumo dizer, com gelado tudo é bom :D  



Ingredientes:
- 2 iogurtes de aroma de coco
- 1 e 1/2 medida (do iogurte) de açúcar
- 3 medidas (do iogurte) de farinha com fermento
- 1/2 medida (do iogurte) de leite
- 1/2 medida (do iogurte) de coco ralado
- 1 alface pequena (lavada e bem escorrida)
- 3 ovos
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha


Comece por triturar a alface até obter um creme. Bata as gemas com o açúcar e os iogurtes até ficar um creme. Junte a alface, a baunilha, o leite e a farinha peneirada. Bata mais um pouco até a farinha ficar bem incorporada. Bata as claras em castelo e envolva delicadamente no preparado. Verta para uma forma previamente untada e polvilhada e leve ao forno pré-aquecido a 180º, até que o teste do palito saia seco (o meu demorou cerca de 50 minutos). Desenforme e polvilhe com açúcar em pó. 


36 comentários:

  1. E fica bem bom! Os legumes e as hortícolas fazem bolos fantástico! E se ficarmos caladinhas ninguém dá por nada! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é uma maneira das pessoas esquisitas comerem mais vegetais :D Deste gostei particularmente da cor verdinha :)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Temos de ir variando para não cair na rotina ;)

      Eliminar
  3. wow looks fantastic:)
    Have a lovely weekend!
    kisses

    http://irreplaceable-fashion.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Bem...que curioso! Tem um aspecto delicioso e bem fofinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este bolo agradou-me bastante fresquinho, a massa é um misto de fofura e humidade ;)

      Eliminar
  5. Realmente o interior fica maravilhoso. Já provei bolo de agrião que fica igualmente verde e delicioso! Com a junção de iogurte deve ser mesmo, mesmo bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que o que mais me fascinou foi mesmo a cor, adorei mesmo e depois o sabor também não é nada mau :D

      Eliminar
  6. Nossa parece uma delicia e fácil de fazer
    Beijinhos
    Giveaway Portugal & Ilhas
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo e ainda por cima comemos vegetais sem dar conta :D

      Eliminar
  7. Alface? Realmente, estamos sempre a aprender. Ficou com bom aspecto. bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos de variar da tradicional cenoura, abóbora ou courgette para não entrar na rotina :D Este convenceu-me :)

      Eliminar
  8. Que interessante esta receita, nunca usei alface num bolo!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está na hora de experimentares ;) temos de sair um pouco do tradicional, às vezes surpreendemos-nos :)

      Eliminar
  9. Eu sou fã de bolos diferentes, alface anda na minha lista! Experimenta de aipo e cenoura, fica tão bom também! Adorei o teu bolo!

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a ver que és cá das minhas :D
      Com aipo ainda não fiz porque confesso, não é algo que goste de comer mesmo, mas com a cenoura junto se calhar ainda experimento, já que de cenoura adoro :D

      Eliminar
  10. Ja fiz bolinhos com vários legumes, alface não me tinha ocorrido por alface :-P
    Bjs
    Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de experimentar, fica bem verdinho e muito agradável :)

      Eliminar
  11. Confesso que o meu primeiro pensamento foi "what? alface?"! :P
    Mas olha que é uma receita bem interessante e que resulta num bolo bem bonito! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de provar Inês, olha que resulta mesmo :D

      Eliminar
  12. Jamas se me habria ocurrido Carla, esto tengo que probarlo, besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É diferente mas muito interessante, experimenta mesmo :)

      Eliminar
  13. O título deixou-me logo em pulgas para ver a restante receita! QUEROOOOOOOOO!!!!
    Beijinho
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Parece ser bom, tenho que experimentar!
    Beijinhos

    https://annahandtheblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É diferente mas uma óptima forma de se comer legumes, especialmente quando temos a mais :)

      Eliminar
  15. Olá Carla
    Que diferente e que lindo aspecto
    Fiquei muito curiosa a cor é linda
    Alface quem diria!!!
    Levo a receita e um pedaço
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mando-te já uma fatia, vais gostar quase de certeza :D e embora não dê para perceber pelas fotos, o interior ficou com um verde fantástico o que me fez ainda ter mais vontade de provar ;)

      Eliminar
  16. Que belo bolo, também eu sou adepto de confecionar receitas diferentes, com sabores inesperados! Adorei o aspeto!

    Ainda bem que encontrei o blogue, adorei as receitas que vi. Parabéns pelo trabalho que tem vindo a desenvolver.

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, fico feliz que tenhas gostado e voltes mais vezes :)
      PS: trata-me por tu, ainda sou uma jovem :D

      Eliminar
  17. Que original! Fiquei curiosa, tenho de ver se também faço :D Não sou de torcer o nariz a coisas verdinhas :)

    ResponderEliminar
  18. Não conhecia o blog, mas pelas receitas que vi já estou fã!!

    xx Rita | O blog da Ritinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz que tenhas gostado, espero ver-te por aqui muitas vezes, adoro receber os amigos por aqui :D

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...