quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Panna cotta de maçã e especiarias


Hoje a semana está mais doce do que o costume aqui pelo blog mas de vez em quando tenho de fazer jus ao nome do blog, não acham?
E acreditam que eu nunca tinha feito nem comido panna cotta? Sim, é verdade e nem sei bem o porquê, já que até deve ser das sobremesas mais simples de se fazer. Mas como existe uma primeira vez para tudo, lá saiu a minha primeira panna cotta e não sei porque demorei tanto a fazer. Fica uma sobremesa muito agradável, fresca e nada enjoativa, perfeita para o meu gosto. O toque das especiarias na maçã ficou muito agradável e combinou perfeitamente com o creme de natas. Por isso, deixo-vos aqui esta sobremesa com toque de outono para experimentarem e quem sabe, também fazerem pela primeira vez uma panna cotta como eu :)



Ingredientes:
- 200ml de natas light
- 300ml de leite magro
- 50g de açúcar amarelo (3 colheres de sopa)
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha
- 1 casca de limão
- 4 folhas de gelatina

Para a cobertura:
- 3 maçãs grandes (usei golden cá de casa)
- 1 colher (chá) cheia de canela em pó
- 1 colher (café) mal cheia de gengibre em pó
- 100ml de água
- 1 colher (sopa) de açúcar amarelo (podem colocar mais se gostarem muito de doces)




Coloque as folhas de gelatina a demolhar em água fria durante cerca de 5 minutos. Escorra-as e derreta 15 segundos no microondas. Reserve.
Leve ao lume as natas, o leite, o açúcar e a casca de limão até a mistura aquecer (sem ferver). Mexa e junte o aroma de baunilha e as folhas de gelatina derretidas. Verta em tacinhas e leve ao frigorífico até solidificar.

Entretanto prepare a cobertura: leve ao lume um tacho com a maçã descascada e cortada em cubinhos, as especiarias, o açúcar e a água. Deixe cozinhar até a maçã estar macia. Retire do lume e reserve.
Na hora de servir, coloque a maçã por cima da panna cotta e sirva, bem fresca.

40 comentários:

  1. Eu goato muito de pannacota e essa versão com maçã deve ser das coisas mais deliciosas que existe! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também passei a gostar muito e com tantas maçãs por aqui, há que variar nos doces :)

      Eliminar
  2. Uma bela pannacotta com cheirinho a Outono!
    Bjs

    Lua

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E foi mesmo, o cheiro da maçã com especiarias invadiu todo o espaço :)

      Eliminar
  3. This looks good!
    I follow you!
    http://majalivinglife.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Que delícia :) adoro panna cotta e assim com maça deve ser qualquer coisa do outro mundo :D

    ResponderEliminar
  5. Nunca tinha visto com maçã,mas adorei a ideia.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica com um sabor bem outonal, adorei o cheirinho a especiarias pela casa :)

      Eliminar
  6. Fica uma sobremesa mesmo muito apelativa :)

    ResponderEliminar
  7. Que combinação boa! Acho que ficou muito interessante e apelativa! Gostei muito da tua sugestão! :)

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Que bomm! Acho que só não usaria o gengibre porque não suporto mesmo, mas de resto é mais uma receitinha a por na lista para experimentar! :P
    http://omundodajesse.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que aqui até nem se nota, é apenas um complemento mas podes retirar, fica igualmente saborosa :)

      Eliminar
  9. Olá!! De maça nunca comi, mas tem um aspeto delicioso (: vou levar a receita
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei muito e como tenho muitas por cá, à que ir diversificando o uso :)

      Eliminar
  10. Respostas
    1. Então mando-te já uma tacinha, não te quero com água na boca :D

      Eliminar
  11. É daquelas sobremesas simples de fazer e que ficam uma delicia.
    Podemos sempre variar nos sabores, a tua ficou linda e com maça e especiarias agrada-me e muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente não sei porque demorei tanto a fazer, mas agora ninguém me para :D

      Eliminar
  12. Também nunca fiz e recentemente comentei mais a minha mãe que tínhamos que experimentar a fazer. Esta tua sugestão com maçã é óptima! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de fazer, é simples e bom, só te posso dizer isso :)

      Eliminar
  13. Comer, já comi, mas também nunca me aventurei a fazer :) parece ser simples, a tua sugestão é deliciosa! :)
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
  14. Nunca provei mas sei quem vai gostar desta receita...o meu namorado :) Vai para o caderno dele esta aqui:)
    beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tou a ver, tens um namorado bem prendado, sortuda :D

      Eliminar
  15. Ficou uma sobremesa linda e aposto que deliciosa também,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Mary, simples e saborosa como eu gosto :)

      Eliminar
  16. Olha que esta sobremesa faz mesmo justiça ao nome do blog! :D Eu sou o contrário, panna cotta foi a primeira receita que fiz sozinha. Foi um desastre, não solidificou nem nada :P Ainda era pequena e usei as quantidades que vi num programa de culinária com miúdos :P
    Tenho de repetir a experiência, essas que mostras ficaram perfeitas :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É horrível quando temos uma má experiência na infância, geralmente faz-nos deixar para trás algumas coisas. Comigo foi um arroz de frango que resolvi fazer para que quando os meus pais chegassem a casa do trabalho, fosse só sentarem-se na mesa e desfrutar. No entanto enganei-me no sal e ficou uma autêntica pilha. Eles comeram mas confesso que muitos anos nunca mais toquei nos tachos. Quanto à panna cotta, garanto-te que esta solidifica bem :D

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...