quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Molho de tomate (para massas e pizza)


Acho que nasci no tempo errado ...
Eu sei que esta afirmação é algo radical mas a verdade é que gosto cada vez mais de fazer as coisas em casa e saber o que como. Por vezes, ponho-me a pensar nas donas de casa de antigamente que provavelmente dariam tudo para ter as coisas já feitas, abrir um frasco e voilá, grande parte do prato já está pronto. E agora venho eu para aqui reclamar, uma pessoa que vive num tempo em que isso é possível e a um preço bastante acessível. Podem me achar maluca mas a verdade é que nada se compara ao produto feito em casa, desde o sabor à qualidade. E, por essa razão, vou continuar a fazer as coisas que mais gosto em casa, experimentando outras e continuar a tentar minimizar o consumo de produtos com letras estranhas. Podem chamar-me maluca mas eu não me importo, uma massa ou pizza com este molho é mil vezes superior aos de compra :)  


Ingredientes:
- 1kg de tomate
- 1/2 pimento
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- ervas aromáticas (usei mangericão, oregãos e tomilho)
- 50ml de vinho branco
- 1 colher (chá) de açúcar
- um fio de azeite
- sal e pimenta qb

Coloque todos os ingredientes num tacho, cortados grosseiramente e deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos. Triture com a varinha mágica e deixe apurar mais um pouco (cerca de 10 minutos).
Quando estiver no ponto desejado, coloque em frascos esterilizados* e feche.

Receita na Yammi:
Coloque a cebola, o alho, o pimento e o tomate no copo e programe 15 segundos, vel.5.
Junte os restantes ingredientes e programe 20 minutos, vel.1, temperatura 100º.
Quando estiver no ponto desejado, coloque em frascos esterilizados* e feche.


* para esterilizar os frascos, coloque-os num tacho com água juntamente com as tampas (de metal) e deixe ferver durante cerca de 15 minutos. Retire-os e deixe a escorrer sobre um pano limpo, com a boca para baixo.

37 comentários:

  1. É verdade Carla! Mas o que tu sentes não é vontade de ter nascido noutro tempo. :) O problema de hoje em relação aos produtos pré-feitos, é efeito da falta de tempo das pessoas, do facilitismo, da correria e stress do dia-a-dia. Nem toda a gente tem a paciência de fazer tudo de base, mas acredito que muitas pessoas o fariam se a vida assim o permitisse. Mas eu sou como tu, gosto muito mais de criar as receitas sem as comprar. Até porque uma das coisas que mais abomino na cozinha, e não sei o porquê de as pessoas o usarem, são os caldos, aqueles famosos cubinhos...acho que hoje em dia temos tudo ao nosso alcance, seja para criar as receitas de base, ou comprar já feito...o que faz falta é tempo e paciência! :)

    Este molhinho parece-me muito bem, e eu adoro pizza, e com molho caseiro tem mesmo outro sabor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo Marlene, realmente por vezes a falta é mesmo de tempo e basta abrir um pacote, aquecer e voilá, o almoço está pronto. Eu percebo e até admito que recorro às vezes aos ditos cubinhos (de galinha ou marisco, apenas) quando não tenho tempo para fazer um caldo mas existem produtos que as pessoas compram sempre, independentemente de terem ou não tempo e paciência. Mas acho que as mentalidades já começam novamente a mudar nas camadas jovens e isso sim agrada-me :D

      Eliminar
  2. Penso exactamente como tu, e arrisco-me a ir ainda mais longe nesse tipo de pensamento, passando mesmo para a maneira como a sociedade exige que vivamos nos dias de hoje, sem tempo para nada a não ser trabalhar em prol de aumentar a fortuna de outrém. Ainda recentemente ao deixar o meu filho na escola estava uma mãe a deixar o seu rebento que chorava copiosamente agarrado a ela pq a partir daquele dia ia passar a ter de ficar na escola até ás 19h30m, visto que a mãe ia deixar de poder continuar a sair do emprego a tempo de o ir buscar ás 17h30m. Aquilo partiu-me o coração, só de pensar em tantas mães e pais que passam por isto, que vêm os filhos assim de coração quase partido por causa da exigência social para com o trabalho sem fim e a dedicação quase inumana a empregos que acabam por ser mal pagos...e isto implica exactamente naquilo que a Marlene acima disse, sobre a vida não permitir certas coisas, nem que seja o fazer uma massa para lasagna de raíz... tb devo ter nascido no tempo errado.
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não podia concordar mais, realmente a sociedade tem de rumar no sentido oposto porque neste momento temos pessoas que não vivem a sua própria vida, são meros espectadores e estão a perder especialmente o crescimento dos próprios filhos. Dizem que os divórcios hoje em dia são normais mas para mim são apenas mais um reflexo da falta de tempo e cansaço das pessoas. E toda essa situação vai ser reflectida depois em pequenas coisas como o recurso a atalhos na cozinha, por exemplo. Não há como evitar, apenas tentar contornar e procurar mudar algumas mentalidades, e ter esperança que um dia a sociedade vai conseguir viver em pleno a sua vida e, tal como dizes, conseguir fazer uma refeição de raíz e desfrutar de todos os sabores deliciosos que até hoje desconhece :)

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Também eu Isabel e este molho faz uma massa deliciosa :)

      Eliminar
  4. Já sabes que também sou assim, prefiro tudo feito em casa! Tem outro sabor, é natural, e consequentemente mais saudável! Este ano infelizmente não fiz molho de tomate, ao contrário do que é habitual. Por isso roubava-te um desses frascos para mim!! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente tem outro sabor e sempre que surge a oportunidade, procuro fazer cá em casa. Ainda este fim de semana foi a vez da compota de maçã, para doces e até salgados :)

      Eliminar
  5. Ficou com uma cor bem bonita e feito em casa tem outro sabor( e valor). Nunca experimentei ,mas vou salvar a receita. Gosto deste tipo de receitas também. Obrigada pela partilha.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta e com a bimby é feito num instante e sem complicações :) Além disso, conserva-se muito bem. O meu foi feito à dois meses atrás (tinha-me esquecido de publicar) e ainda está ali no armário óptimo :)

      Eliminar
  6. obrigada pelo comentário <3
    deve ficar maravilhoso! tenho de fazer :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma forma de sabermos o que estamos a comer e até fazer mesmo ao nosso gosto :)

      Eliminar
  7. Eu também faço e como tu dizes não tem nada a ver com os que se compram pois a gente sabe o que está a comer...um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente, são carnes criadas no campo, a comer coisas boas e não apenas farinha, o que se reflecte depois na cor, textura e sabor da carne :)

      Eliminar
  8. Ótima dica!
    bjs
    http://www.pinkbelezura.com/

    ResponderEliminar
  9. Estou a 100% contigo, prefiro fazer tudo em casa!! Principalmente depois de ter filhos tenho especial cuidado com a alimentação!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por vezes esquecemos-nos de todas as porcarias que estamos a ingerir e se temos a oportunidade de fazer e saber o que comemos, por não tentar :)

      Eliminar
  10. Nossa parece ser mesmo fácil de fazer e uma delicia

    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Sofia e muito melhor que os de compra, isso garanto :)

      Eliminar
  11. Mas é verdade quando fazemos em casa sabemos o que lá colocamos, mas também é verdade que às vezes dá jeito ter uns atalhos que nos ajudem quando o tempo é pouco.

    Adorei o molho e sem dúvida acredito que bate qualquer um de compra!

    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá em casa confesso que existem alguns produtos que nunca se compram. A minha técnica é fazer em mais quantidade e guardar (tenho muitas caixinhas no congelador). Assim já tenho pronto para quando necessito de algo rápido e não preciso recorrer a uma embalagem com produtos que desconheço, mas sim a uma caixinha das minhas. É claro que vezes não são vezes e de vez em quando, até eu compro algo assim para facilitar, não sou a "miss dona de casa", muito longe disso. Mas que evito comprar a todo o custo, lá isso evito :D

      Eliminar
  12. Olá Carla,
    Penso da mesma forma, nada se compara ao que se faz em casa!
    Obrigada pela visita!
    Bjs. e boa semana.
    Segredos da Mimi
    www.segredosdamimi.pt

    ResponderEliminar
  13. Olha, já somos duas a ter nascido no tempo errado :)
    Também eu gosto muito mais das coisas feitas em casa, como o teu molho (vou experimentar esta receita, deve ser deliciosa!)
    Ainda na semana passada a minha madrinha cozeu pão e a diferença no sabor é tanta, que nem sei como é que consigo comer pão de "fábrica" normalmente.
    E eu que gosto tanto das minhas pizzas caseira, vou passar a fazer este molho ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente o sabor é mesmo diferente e agora que falaste no pão, deu-me mesmo vontade de um pão cozido a forno de lenha, ou uma pizza, gostava tanto de ter um forno assim :)

      Eliminar
  14. Feito por nós é sempre melhor , pois sabemos o que leva e ajustamos ao nosso gosto.
    Também fiz e tenho usado, o teu ficou excelente.

    ResponderEliminar
  15. Sou como tu, por vezes também acho que nasci no tempo errado porque adoro preparar as minhas comidas de raiz. Mas depois penso, felizmente que sou deste tempo, posso fazer tudo de raiz mas tenho gadgets para me ajudar e facilitar bastante o trabalho. Nem falo de Bimbys ou outras do género, porque não tenho um desses robots, mas ter um bom forno, batedeira, placa, processador de alimentos, tudo isso ajuda bastante a que possamos fazer tudo o que nos dá prazer. E sinceramente nem sinto necessidade de ter um daqueles robots...

    Se tu és maluca, eu também sou. Deixa lá ehehehe Assim tens companhia :p
    Beijinhos
    Cláudia Ralha
    http://www.oprazerdacozinha.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente agora que falas nisso, imaginar bater um bolo 20 minutos sem batedeira seria uma situação infernal para mim. Preparar tudo em casa sabe bem mas realmente são necessários alguns instrumentos para o conseguirmos, senão passariamos o dia inteiro de volta da cozinha ... mesmo assim por vezes passo ;) :D

      Eliminar
  16. Sabes que eu também faço o meu molho de tomate em casa? A minha receita é semelhante à tua.
    bjns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então sabes bem do que falo, nada como um molho assim para elevar uma massa, não é? E com um queijinho a derreter por cima, ai, ai ...

      Eliminar
  17. Tens toda a razão do teu lado, as coisas de compra não sabem nem fazem tão bem como as caseiras. Claro que são muito mais práticas, mas isso tem um forte lado negativo...
    Este molho de tomate torna melhor qualquer refeição em que seja usado, o sabor deve ser incomparável ao de compra :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo mesmo contigo, haja ainda muitas pessoas a pensar assim para não me sentir sozinha :D

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...