quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Arroz de pipis com frango e chouriço


Carne de frango é sem dúvida das mais consumidas cá em casa, tanto pelo seu valor nutricional como pela sua versatilidade. Para sair mais económico, geralmente compramos os frangos inteiros, que depois são desmembrados e divididos consoante os nossos gostos. E, quem os compra também, sabe que geralmente eles vêm com os miúdos incluídos e que servem para fazer uma canja de galinha deliciosa (geralmente é esse mesmo o fim deles). Mas como devemos variar e sair da rotina, desta vez resolvi fazer algo diferente do habitual e assim saiu este arroz de pipis com mais umas coisinhas à mistura e que ficou muito agradável. Querem experimentar também? 

Ingredientes:
- miúdos de frango (coração, fígado e moelas)
- frango cortado em pedaços (usei 1 peito e 1 perna)
- arroz qb
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 folha de louro
- 1 fiozinho de azeite
- 1/2 chouriço de carne de qualidade
- 30ml de vinho branco (2 colheres de sopa)
- 2 colheres (sopa) de polpa de tomate
- sal e pimenta (usei uma malagueta)

Limpe bem os miúdos do frango e retires todas as gorduras e peles, assim como do frango. Corte em pedaços pequenos e reserve.
Leve ao lume um tacho com o azeite, a cebola,  alho e o louro. Deixe refogar até a cebola começar a ganhar um pouco de cor e junte o frango, os miúdos, o chouriço em cubinhos, o vinho e a polpa de tomate. Envolva bem e deixe refogar uns minutos. Junte 1 medida de arroz e envolva bem. Junte 3 medidas de água, tempere, mexa e deixe cozinhar até que o arroz fique cozido a gosto. Sirva de seguida. 

38 comentários:

  1. Bom dia, tenho frango e não sabia o que fazer com ele neste caso já sei o que vai ser o jantar de hoje, obrigada pela dica. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, tenho frango e não sabia o que fazer com ele neste caso já sei o que vai ser o jantar de hoje, obrigada pela dica. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Obrigado, eu gosto muito deste arroz, com e sem pipis :)

      Eliminar
  4. Oii! Adorei a receita, deve ficar uma delícia, com certeza irei tentar fazer.
    Já estou seguindo seu Blog, tem muito post delicioso por aqui haha!

    Beijos
    Blog Mente Viajante

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e bem vinda, fico feliz que gostes :)

      Eliminar
  5. Que boa sugestão!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto de miúdos! O meu marido detesta! Ainda ontem comentava com ele que tinha uma receita com miúdos para experimentar e ele só me respondeu "nesse dia avisa que assim compro pão e queijo ou então vou comer fora"!! O teu arroz para mim estava ótimo! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já eu estou no meio termo entre ti e o teu marido, ou seja, gosto mas só em alguns pratos específicos, tás a ver? Neste arroz gostei mas confesso que continuo a gostar mais dos miúdos na canja de galinha ;)

      Eliminar
  7. Eu adoro miúdos de frango. Esta receita faz-me lembrar a infância... a minha mãe fazia imensas vezes, e eu gosto bastante. Já não como há muito tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui foi uma estreia mas o resultado foi bem aceite por todos :)

      Eliminar
  8. Esse arroz está cheio de coisas boas, tem muito bom aspeto já ia para o almoço :D


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sai um prato para o guloso desse lado, ainda a fumegar :D

      Eliminar
  9. Que ótimo aspeto! :)
    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Ahh que delícia!
    Gostaria desse prato para o almoço de hoje kkk
    Beijinhos ❤
    Blog Ale Canofre
    YouTube
    Visite a minha loja!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Guardei-te um lugar na mesa, é só apareceres :)

      Eliminar
  11. Não consigo comer estas partes, embora goste do sabor que deixam. Quando era pequena adorava!

    Deve estar um prato cheio de sabor! :)

    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou assim com o figado apenas, gosto do sabor mas não de o comer ;)

      Eliminar
  12. Olá Carla. Já cá não vinha à algum tempo... Mas que maravilha, deparar-me logo com um arroz assim tão bom. Só trocava mesmo o facto do frango ser comprado. Acho que nunca vi a minha mãe comprar um frango e talvez por isso eu também nunca comprei um frango num talho. Nem os consigo comer, a não ser os de churrasco. São pancas. Compro bifes de frango, coxas e peitos de frango (do campo). De resto só como frango caseiro que felizmente tenho a oportunidade de conseguir dos meus pais ou sogros. Mas com frango e miúdos caseiros esse prato caía mesmo bem :-) Está com um aspecto mesmo bom :-) Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que sorte tens :) Já eu tenho de me contentar com os frangos do talho, por essa razão já não se faz uma cabidela cá em casa há muitos e muitos anos. Se há coisa que eu gostava de ter era um pequeno galinheiro :)

      Eliminar
  13. Fica com aquele aspeto de comida de conforto que dá gosto saborear.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Márcia, por vezes sabe bem um prato assim (e a mim acontece-me muito).

      Eliminar
  14. Esse arroz está mesmo com um ar caseirinho, super apetitoso! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Inês, nada como os sabores de casa ;)

      Eliminar
  15. uii é o meu tipo de comida! E adorei o nome:)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a ver que és das minhas, confort food, please :D

      Eliminar
  16. Sabe bem variar com pratinhos diferentes! Esse ficou de comer e chorar por mais :)

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...