terça-feira, 25 de outubro de 2016

Panna cotta de café ... ou melhor, de galão


Estive uma vida inteira sem comer uma panna cotta e agora em quinze dias já fiz duas ... comigo é assim, um oito ou oitenta constante!
A verdade é que sempre pensei que seria uma sobremesa difícil (não me perguntem porquê) e por essa razão acabei sempre por a adiar. Mas na realidade é a coisinha mais simples de se fazer e em cinco minutos está pronta e depois é só esperar que solidifique. Por isso, é a sobremesa perfeita para quem não tem muito tempo a perder, ou seja, para todos nós, meros mortais :D 

Para quem não sabe, existe um desafio mensal no grupo de facebook "o cantinho das cozinheiras" em que todos os meses é escolhido um blogue e temos de fazer algo de lá. Como vem sendo hábito nos últimos meses, tenho participado sempre porque é uma forma de conhecermos novos cantinhos e receitas, algo que me agrada sempre. A minha escolha de receitas era grande mas assim que vi uma das receitas, escolhi logo. Depois de ter feito esta receita de panna cotta, resolvi que estava na altura de testar mais uma e quando me deparei com a panna cotta de café no blogue da Marta, não tive dúvidas, estava escolhida a sobremesa do próximo fim-de-semana. 
E assim se cumpre mais um desafio, espero que gostem mas aviso já, é perfeita para amantes de café ...



Ingredientes (3 doses):
- 200ml de natas light
- 100ml de leite magro
- 3 folhas de gelatina
- 3 pacotinhos de nescafé galão*
- açúcar a gosto (não usei porque gosto de sentir bem o sabor a café e os pacotinhos já tinham açúcar)

Para o praliné:
- 40 a 50g de miolo de noz
- 1 colher (sobremesa) de margarina ou manteiga
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- canela em pó qb

Coloque as folhas de gelatina a demolhar durante 5 minutos em água fria, depois escorra-as e leve a derreter no microondas durante 15 segundos, na potência máxima. Reserve.
Leve os restantes ingredientes ao lume num tacho e mexa até ficar um preparado uniforme e bem quente (não deixe ferver). Prove para ver se está bom em termos de doçura. Junte a gelatina derretida e verta em forminhas previamente passadas por água fria, levando ao frigorífico para solidificar. Para desenformar, basta passar a faca pela lateral da forma e desenformar para um prato, abanando um pouco. 

Para o praliné, leve uma frigideira anti-aderente ao lume com a manteiga, o açúcar e a canela. Quando o açúcar derreter e começar a ganhar uma cor dourada, junte as nozes e envolva bem. Retire do lume e verta para um tapete de silicone ou folha de papel vegetal. Deixe arrefecer e sirva com a panna cotta, partido em pedaços pequenos.


* eu tinha uns quantos pacotinhos para gastar mas pode sempre substituir por um café expresso e açúcar a gosto (entre 50g a 80g), fica igualmente saboroso.



58 comentários:

  1. eu adoro pannacotta e então de café mais deliciosa fica, ótima sugestão.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, para quem adora café (como eu) vai adorar esta ;)

      Eliminar
  2. Cá em casa adoramos sobremesas com café! Tenho de fazer! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que vais gostar, é pouco doce sobressaindo bem o café ;)

      Eliminar
  3. Isto parece ser uma maravilha!!! :)

    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Que receita incrível, acredita que nunc a comi panna cotta? Já quero fazer! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito pois, até à 2 semanas atrás eu também estava assim mas olha que quando provares, vais gostar ;)

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Ai menina malandra, mas olha que tens de lhe dar uma chance :D

      Eliminar
  6. Olá Carla
    Confesso que nunca comi panna cotta, tb penso que é bem difícil fazer.
    A sua está linda, deliciosa, um aspecto tentador e é de café.
    Gosto muito de café ☕🍮
    O blog tem café até no nome rs
    Levo a receita e um pedaço.
    Vou tentar fazer!!!
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenhas medo, eu também pensava ser dificil mas é mesmo, mesmo fácil, não há como errar ;)

      Eliminar
  7. Não sei porquê mas também tenho a ideia de que é uma sobremesa que leva imenso tempo a fazer... estes sabores parecem-me óptimos!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andamos mesmo enganados, não é? Esta demorou-me 5 minutos a fazer e depois foi só solidificar no frio, que costumo deixar durante a noite :)

      Eliminar
  8. Então é perfeita cá para casa, gostamos muito de café :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de provar então, simples, rápida e com muito café :D

      Eliminar
  9. Nunca fiz um panna cotta porque:
    1) o meu marido detesta tudo o que involva leite fervido
    2) folhas de gelatina e eu somos os maiores inimigos mortais do mundooooo, não consigo de todo fazer nada de jeito que involva folhas de gelatina, sai sempre MALLLL!!! É isso e mayonnaise, por mais ridiculo que pareça, são duas coisas que nem vale a pena fazer porque estrago sempre, mas adooooro ambas, a minha sina é triste sniff sniff - ou não, que a mayonaise engorda!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás mesmo tramada ;) Quanto às folhas de gelatina, experimenta deixar de molho em água fria durante 5 minutos, espreme e leva a derreter 10 segundos no microondas na potência máxima. Depois misturas um pouco do preparado da sobremesa na gelatina e envolves tudo, vais ver que corre bem. Quanto à maionese, experimenta a receita que tenho aqui no blog, nunca corre mal :D

      Eliminar
  10. Que cor bonita. Acho que o meu marido ia adorar isto!!! :D Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sara, esta tem mesmo sabor a café, soube-me mesmo bem ;)

      Eliminar
  11. Às vezes os nomes das sobremesas enganam quanto ao grau de dificuldade. Esta ficou tão bonita e com o gostinho do café deve ser muito agradável.
    bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso agora o meu lema é primeiro fazer e depois tirar conclusões :)

      Eliminar
  12. Nossa parece ser mesmo bom
    adoro sempre cada vez mais as tuas receitas
    Beijinhos
    Giveaway Portugal & Ilhas
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sofia, nem imaginas como fico feliz em ouvir isso :)

      Eliminar
  13. Que delicia amei, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal: https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  14. Que linda pannacotta e deve estar deliciosa certamente!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  15. It looks delicious and the photos are very inviting, Carla. Happy new week, girl.
    xox
    Lenya
    FashionDreams&Lifestyle

    ResponderEliminar
  16. Ai que boa e bonita ficou!!!
    Eu também só fiz uma e achei que fosse mais complicado :)

    ResponderEliminar
  17. wow tentações a esta horaaaa?!?!?!?
    meu sonho de consumo neste preciso momentoooooooooooooooooooooo
    beijinho
    http://blogmariamatias.blogspot.co.uk/

    ResponderEliminar
  18. Un postre sin complicaciones y muy suave al paladar.
    Besos Carla,hoy desde
    http://siempreseraprimavera.blogspot.com.ar/2016/10/supersticiones-sobre-el-pan.html

    ResponderEliminar
  19. Oi Carla!
    Como eu amo tudo que leva café, a sua panna cotta já vai cair muito bem por aqui!
    Hummmm, senti até o cheirinho do café aqui kk
    Bjss amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para quem gosta de café, esta vai muito bem mesmo ;

      Eliminar
  20. Adoro café e acho que a junção do café à consistência e sabor da panna cotta deve ficar óptimo! Excelente escolha! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Inês, eu gostei bastante mas sou suspeita porque adoro tudo que leva café :)

      Eliminar
  21. Eu adoro panna cottas e ainda este fim de semana estive para preparar uma de café (depois mudei de ideias e fiz um bolo).
    Mas a tua voltou a dar-me imensa vontade!!! Ahh que lindas e apetitosas :)
    Beijinhos
    Cláudia Ralha
    http://www.oprazerdacozinha.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que engraçado, o que te aconteceu está sempre a acontecer-me a mim, tenho na ideia uma coisa e acabo quase sempre noutra :) Mas realmente fica uma delícia, com um sabor a café muito bom ;)

      Eliminar
  22. Já disse isto e volto a dizer: ficou tãoooo apetitosa, que até eu que não gosto muito de café fiquei com vontade :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora fizeste-me rir mas pronto, se não aprecias café esta não será a ideal porque o seu sabor é bem acentuado ;)

      Eliminar
  23. Lovely post!
    Maybe we could follow each other on GFC and instagram @djonovic_milica?
    If yes, follow me and I follow back as soon as I see it.
    Let me know with a comment on my Blog

    http://intonezzee.blogspot.com/

    kisses

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks for the visit Milica, it's a great idea, I visit you soon :)

      Eliminar
  24. Nunca fiz nenhuma... Poderá ser esta a eleita :)

    ResponderEliminar
  25. Adoro sobremesas frias com sabor a café! Esta e mesmo para mim :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica com um sabor bem marcado a café e pouco doce, acho que vais gostar, a mim soube-me a pouco ;)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...