quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Pães de leite fofinhos aromatizados


Eu adoro pão, tanto de comer como de fazer e embora não o costume amassar (mando a mfp fazer o serviço por mim), gosto de meter a mão na massa e rechear ou simplesmente dar uma forma ao pão. Esta etapa faz-me sempre lembrar a infância e o meu vício da altura em plasticina. 
Por essa razão, sempre que posso gosto de fazer mais um pão, seja de que qualidade for, especialmente ao fim-de-semana quando o tempo assim o permite. É uma tarefa demorada mas nada trabalhosa e o resultado é muito bom - um pão acabado de sair do forno, com sabor a pão (como costumo dizer) e menos aditivos. E vocês, também fazem pão aí em casa?



Ingredientes:
- 250ml de leite
- 500g de farinha
- 12g de fermento fresco de padeiro
- 50g de açúcar
- 30g de manteiga
- 1 ovo
1 colher (chá) de sal
- raspa de meio limão (opcional)
- 1 colher (sopa) de aguardente (opcional)
- leite para pincelar

Dissolver o fermento de padeiro num pouco de leite. Juntar todos os ingredientes e amassar (eu coloquei na mfp, programa massa). Deixar levedar até duplicar o volume. Dividir a massa em 10 partes iguais e esticar com o rolo da massa. Cortar em tiras mas sem separar na totalidade (como mostro na imagem), enrolar e colocar num tabuleiro de ir ao forno. Deixar levedar mais 30 minutos, pincelar com o ovo batido e levar ao forno a 200º, durante cerca de 20 minutos ou até dourar (não deixar cozer demais para o pão ficar fofinho).

26 comentários:

  1. opah ficaram mesmo com um aspeto excelente com um aspeto bem fofinho e ótima cor, adorei.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, realmente são bem fofinhos e acompanham bem tanto doces como salgados :)

      Eliminar
  2. Gostei bastante desse formato! Nem é preciso eu voltar a dizer o quanto eu gosto de pão! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Great, look so good! :)
    New post on my blog: http://vesnamar.blogspot.rs/2016/10/golden-autumn-days.html

    ResponderEliminar
  4. Ficaram lindos! Mesmo apetitosos!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Que receita maravilhosa, paozinhos feitos em casa são os meus favoritos! Amei. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada como os caseiros e o cheirinho que fica pela casa é mesmo bom :)

      Eliminar
  6. Ficaram tão bonitos :) Olha podia vir já um ter comigo para ser o meu lanche!! :)

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o que vou comer agora, com uma fatia de queijo da ilha, uma delícia ;)

      Eliminar
  7. Oi Carla!
    O pão parece mesmo fofinho e eu amei o formato que vc deu. Ficou lindo!
    Bjsss amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Dinha, por vezes dá-me para variar as bolinhas :D

      Eliminar
  8. Uau Arrasou <3
    Amo!

    Muito bom saber do seu blog ^^
    Estou seguindo e te convido a vim fazer parte do meu também.


    Obrigada, Debi
    http://www.deborabrazil.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Debora, bem vinda :) Vou espreitar sim :)

      Eliminar
  9. Gente, como eles ficaram lindos!! Adorei o formato, vou tentar fazer com certeza.

    Beijos
    Blog Mente Viajante

    ResponderEliminar
  10. É raro termos pão de compra cá em casa, já há muitos anos, foi logo das primeiras coisas que quisemos fazer quando começámos a viver juntos, e hoje em dia é pão para a familia inteira, pois cada um prefere o seu tipo de pão, com mais uns menos outros ingredientes, e o padeiro de serviço é que dá no duro, coitado!! EU só faço pães de soda - e faço muitos, admito!! - ou pão de milho, de resto o padeiro é o marido, agora já com a ajuda do filho!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente não há nada como pão caseiro, desde o sabor ao cheirinho que fica em casa e à oportunidade de poder comer um pão quentinho e acabado de fazer :)

      Eliminar
  11. Adorei o formato, o aspeto fofo. Vou levar comigo a receita ;-)
    Bjs
    Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica um pão muito fofo e aromático, por aqui costuma fazer sucesso, espero que gostes :)

      Eliminar
  12. Ficaram adoráveis! Adoro pão caseiro :D

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...