quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Arroz de pato



Aqui me confesso, não sou grande fã de pato. Aliás, deve ser das carnes que menos gosto e geralmente evito-as. Mas como devemos tentar comer de tudo um pouco, desta vez lá comi o arroz de pato da minha mãe e tenho de confessar que até estava bom :P 
Como tenho um tio que tem imensos patinhos (são tão giros em pequeninos) e volta e meia mata uns quantos, distribuindo pela família, desta vez calhou à minha mãe 2 patos médios para gastar. Sendo assim, a escolha da receita recaiu sobre arroz de pato para o almoço já que o meu irmão gosta bastante e ia no dia seguinte embarcar como voluntário para a Roménia durante 10 meses (ai que saudades já tenho do pirralho de 22 anos). A receita escolhida (por ele) foi esta do blog "O meu tempero", levemente adaptada ao tempo e aos ingredientes disponíveis cá em casa.
O que vos posso dizer sobre este arroz é que embora seja algo demorado (mas que pode ser preparada a parte de cozer o pato no dia anterior), vale a pena ser feito já que fica muito bom ... isto dito por quem gosta de pato e por quem não gosta assim tanto do bichinho.



Ingredientes para cozer o pato:
- 1 pato grande (como era caseiro, já estava sem a pele)
- 1/2 chouriço de carne (de qualidade)
- 100g de bacon
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 1 cenoura
- 3 cravinhos
- 2 folhas de louro
- 150ml de vinho tinto (de qualidade)
- sal

Colocar o pato numa panela de pressão, juntar o vinho, a cenoura, a cebola com os cravinhos espetados, os dentes de alho, o louro, o chouriço, o bacon (todos os ingredientes inteiros para facilitar ao tirar da panela), tempere com sal e cubra com água. Leve ao lume a panela e quando começar a apitar conte cerca de 25 a 30 minutos e desligue. Retire a pressão da panela e depois retire as carnes. Desfie o pato, corte o bacon e o chouriço em pedaços pequenos e coe o caldo, reservando-o.


Ingredientes para o arroz:
- 1/2 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1 folha de louro
- sal
- 1 medida de arroz
- 3 medidas do caldo de cozer o pato
- 1 fio de azeite

Para finalizar:
- o restante 1/2 chouriço de carne que sobrou 

Leve ao lume um tacho com a cebola, o alho, o louro e um fio de azeite. Deixe a cebola estalar e ganhar cor, junte o caldo e quando este levantar fervura, junte o arroz. Deixe cozer o arroz até ficar cozido mas não em demasia.
Quando o arroz estiver pronto, verta metade para um recipiente que possa ir ao forno (levemente untado com azeite) e espalhe. Por cima, coloque o pato desfiado e os pedaços de chouriço e bacon. Espalhe o restante arroz e alise bem a superfície. Corte o chouriço em rodelas e coloque por cima do arroz. Leve o recipiente ao forno, pré-aquecido a 200º, até o chouriço dourar e largar um pouco da sua gordura. Retire do forno e sirva de seguida, acompanhado com uma salada verde se gostar.

35 comentários:

  1. Ao contrário de ti adoro arroz de pato. Aliás é um dos meus pratos preferidos!
    Faço exactamente como descreveste.
    Ficou com excelente aspecto!
    Bjs

    Lua

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Lua, eu não ligo mesmo mas aqui entre nós que ninguém nos ouve, até repetir mais um bocadinho. Acho que este estava especial, não sei ;)

      Eliminar
  2. Nunca faço com pato porque aqui não há por isso costumo fazer com frango. Contudo é um prato que faço rara vez porque o meu marido não gosta! Prefere comer o frango inteiro acompanhado com o arroz! Então não é muito melhor comer assim sem ter de escolher ossos?! Va-se lá entender! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora surpreendeste-me, nunca pensei que patos fossem um bicho que por ainda não andasse! Mas eu estou como tu, carne sem ossos é bem melhor, acho que é por isso que gosto mais do peito de frango do que das pernas :)

      Eliminar
    2. Patos aqui só se for daqueles que andam nos parques florestais! Mas não seria muito correto ir apanhá-los para cozinhar! Heheheh! Há pessoas que têm um ou dois patos juntamente com as galinhas, mas é raro. E no supermercado não há à venda. Encontra-se frango e perú, já é muito bom! beijinhos

      Eliminar
    3. Já por aqui é pato por todo o lado, seja no supermercado onde se arranja facilmente, seja nos quintais ou até mesmo nos parques da cidade, é pata, pato, pato, mesmo para quem não gosta de pato :D

      Eliminar
  3. Bem eu adoro pato e arroz de pato é dos meus pratos favoritos!!!
    Este arrozinho tem um aspecto tão delicioso... hummmm
    Beijinhos
    Cláudia Ralha
    http://www.oprazerdacozinha.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Cláudia, é daqueles pratos de forno que nos aquecem a alma e rendem, rendem, ...

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Muito obrigado, podes servir-te de um prato se quiseres :)

      Eliminar
  5. Eu olho e reconheço que tem bom aspecto e gosto de sabor mas faz-me imensa confusão comer pato, quando era pequena costumava dar pão aos patinhos, conclusão deixei de ser capaz de comer pato. Quando o meu filho era mais pequeno, quando introduzi carne, lá lhe dei pato ( o que me custou fazer isso!). Faz-me mesmo confusão, com o coelho é a mesma coisa, precisamente pelos mesmo motivos, gosto de dar mimo aos coelhos! É mais forte que eu, nem é racional...pancas sei lá! :)
    Costumo fazer em versão frango! :)
    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu compreendo perfeitamente. A minha mãe costumava comprar os coelhos vivos e depois matá-los mas na última vez que o fez (já lá vão perto de 20 anos), o bichinho sofreu tanto que eu chorei, chorei, e fiz a minha mãe prometer que nunca mais mataria nenhum. Desde então, sempre que aparece coelho cá em casa (sim, porque existe quem goste muito), já vem do supermercado pronto a ir ao tacho.
      Mas confesso que pessoalmente prefiro este arroz na versão frango (por não dar valor ao pato, é claro).

      Eliminar
  6. devo ser das poucas pessoas que não gosta de arroz de pato!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixa estar, que eu junto-me ao clube. No meu caso não é bem o não gostar mas mais o não apreciar, no entanto é razão suficiente para raramente o comer :)

      Eliminar
  7. Nossa que delicia
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Também não é das carnes que mais gosto e raras vezes faço, só quando os meus filhos estão cá, já que eles sim, são verdadeiros apreciadores. O teu ficou com muito bom aspeto e acredito que bem saboroso.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas Márcia, para pessoas como tu e eu que não ligam muito, basta trocar o pato por frango e garanto-te que fica uma delícia :P

      Eliminar
  9. Como muitas vezes em casa da mãe, mas fiz pela primeira vez cá em casa há dias ... não estava mal, mas ainda tenho que acertar uns pormenorzitos :) vou tirar algumas dicas da tua receita.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta é uma daquelas receitas até bem simples, apenas um bocadinho demorada, experimenta esta e depois diz como correu, acho que vais gostar :)

      Eliminar
  10. Se for pato assado não sou grande fã... mas arroz de pato... ui!! É dos meus pratos preferidos... Como até rebentar :) O teu ficou super apetitoso!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Joana :) Pato assado ainda não comi mas posso garantir que este arroz de pato estava bem bom, ou melhor, muito elogiado :)

      Eliminar
  11. Estou como tu, não sou muito amiga de pato, consigo comer mas prefiro mil vezes um arroz de pato fingido (com frango). E o facto de teres falado nos patos pequenos serem fofos não ajuda nada! :p
    Mas que esse arroz tem um aspecto maravilhoso lá isso tem! :)
    Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora fizeste-me rir mas eu sou como tu, se me apresentarem esta receita com frango simplesmente devoro toda a travessa. Este repeti mas porque gostei especialmente do sabor do arroz, não tanto da carne de pato ;)

      Eliminar
  12. Aqui no Brasil carne de pato é super cara, prato nobre.
    Esse seu arroz ficou com um aspecto delicioso, eu adoraria prová-lo!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabia, sempre associei o pato a uma carne acessível no preço. Se pudesse, mandava já um pratinho para aí :)

      Eliminar
  13. Gosto imenso de pato, muito boa sugestão a tua!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luisa, é daqueles pratos que nos lembram sempre as raízes portuguesas :)

      Eliminar
  14. Até fico com.os olhos em bico, adoro arroz de pato, beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Até fico com.os olhos em bico, adoro arroz de pato, beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Eu adoro pato, é uma das minhas carnes preferidas! Esse arrozinho ficou bem guloso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, eu mesmo não apreciando também gostei bem deste arroz ;)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...