terça-feira, 4 de outubro de 2016

Esparguete à carbonara light (integral e sem natas)


Se ontem a receita era um gelado (e calórico por sinal), hoje a receita tinha de ser mais leve para compensar e com isso deixo-vos aqui uma massa muito saborosa que me satisfez bastante. A receita é da querida Elisabete do blog "Cozinha sem segredos - as receitas" (se não conhecem, eu recomendo uma visita o mais breve possível) e como o aspecto do prato estava para lá de bom, eu tinha mesmo de o testar e dar o meu veredicto.  
Na verdade, eu precisava de um prato simples para o meu almoço e este ficou logo debaixo de olho. Comecei por fazê-lo na Yammi mas o leite teimava em ferver e transbordar o que fez com que eu acabasse por desistir e fazer no velho tacho ao fogão. Eu sei que existem muitas pessoas que já não vivem sem os robots de cozinha e existem algumas coisas que eu passei a fazer somente lá pela praticidade e resultado positivo final. No entanto, ainda consigo imaginar facilmente a minha vida sem um robot de cozinha "xpto"e nesta receita isso ficou bem definido :) 
Mas atrapalhações ao lado, esta massa ficou muito boa e será repetida mais vezes, já que além de menos calórica também é menos enjoativa que a tradicional com natas. Experimentem também e digam lá se não tenho razão. 
PS: como fazem para que o leite não ferva e transborde nas vossas receitas da Yammi ou Bimby?



Ingredientes (para 1 pessoa):
- 65g de esparguete integral
- 200ml de leite
- 150ml de água
- 1 pitada de sal
- bacon e fiambre qb
- queijo ralado qb

Leve ao lume um tacho com o bacon e o fiambre (sem adicionar gordura) e deixe tostar um pouco, mexendo para não queimar. Retire do tacho e reserve.
No mesmo tacho coloque o leite, a água e uma pitada de sal. Quando começar a fervilhar, junte a massa e deixe cozer até atingir o ponto de cozedura desejado (eu deixei o tacho destapado). No fim do tempo, junte o bacon, o fiambre e o queijo ralado, envolva bem e sirva de imediato. 

40 comentários:

  1. Great post dear! ♥♥♥
    New post on my blog: http://vesnamar.blogspot.rs/2016/10/burgundy-blue-outfit.html

    ResponderEliminar
  2. Parece mesmo que tem natas!
    É uma alternativa apetitosa e muito mais saudável.
    Bjs

    Lua

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente fica muito boa e super cremosa, além de menos enjoativa que a tradicional, mas isso já é uma opinião pessoal ;)

      Eliminar
  3. Querida, olhando para o teu prato diria que está carregadinho de natas! É surpreendente, não é?! É isso que adoro neste tipo dd alimentação, é que muitas vezes o que parece não é! Acho isso fantástico! E lá está, é mais uma prova que podemos comer de tudo, basta fazer uns ajustes! A tua carbobara está mesmo com bom aspeto! Acho que consigo imaginar a tua frustração quando o leite fervia na yammi! Eu diria, talvez, reduzir a temperatura, mas não sei pois nunca experimentei! De qualquer modo esta receita é muito simples de fazer no tacho. Mas no robot poupava-nos o tempo de andar a mexer até engrossar! Fico muitíssimo contente que tenhas experimentado! E aprovado (?!)! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Elisabete pela receita, ficou realmente aprovada e irei repetir mais vezes de certeza :) Quanto ao leite derramado, eu até baixei a temperatura para 37º mas ele continuava a derramar. Desisti e fiz no tacho, foi rápido e não derramou :D

      Eliminar
  4. que bela massa se é light eu devorava isso tudo e ainda repetia, eu adoro massa e essa tem um aspeto mesmo "guloso"


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E olha que estava mesmo "gulosa" mas desta vez no bom sentido da palavra :D

      Eliminar
  5. Sempre ouvi dizer que devemos pôr uma comer de metal no leite para não transbordar.. E resulta quando aqueço no fogão! Receita maravilhosa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hei-de experimentar, quem sabe resulta na Yammi também ;) Mas eu no tacho costumo colocar uma colher de pau, já estou a ver que independentemente do material, devemos coloca uma colher ;)

      Eliminar
    2. Não não, tem que ser mesmo metal, beijinhos

      Eliminar
    3. Já descobri Elsa e ambos temos razão: com a colher de metal é deixá-la pousada dentro da panela, com o cabo para cima para se tirar facilmente depois. Já com a colher de pau, é pousá-la sobre a superfície da panela, como se fosse uma tampa (esta eu já testei e realmente funcionou). Podes ver aqui neste vídeo https://www.youtube.com/watch?v=bFxTPo41OUQ
      Bom fim de semana :)

      Eliminar
  6. Este prato parece mesmo muito bom. Também já o tinha visto na cozinha da Elisabete e tinha guardado a receita.
    Nunca tenho problemas com o leite na Bimby, porque uma coisa que aprendi na demonstração é que nunca se deve por a temperatura a 100º. Leite é sempre a 90º.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente esta massa fica uma maravilha, Márcia! Quanto ao leite, eu até coloquei a 90º, depois baixei para 60º e até para 37º mas ele teimava em crescer mais do que devia, já me estava a passar com o dito. Lembro-me de já ter posto a 80º e não ferver, mas pronto, fiz no tacho que foi bem rápido e como só se suja um tacho até é melhor, já que a Yammi é mais chata de lavar (para mim, é claro).

      Eliminar
  7. Looks delicious:) I will make it tomorrow:)
    kisses

    http://irreplaceable-fashion.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Adoro adoro adoro... tenho de experimentar esta versão mais light, mas pelo aspecto é deliciosa!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Joana, experimenta :)
      A única vez que comi esta massa (versão com natas) não gostei muito porque a achei demasiado enjoativa para mim, acontece-me muito com receitas de natas. Agora esta versão adorei e comi esse pratinho todo e bem rápido ;)

      Eliminar
  9. Nossa tenho de ver se faço parece uma delicia
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E faz mesmo Sofia, é muito simples, suja apenas um tacho, é rápida e muito saborosa (além de bem mais saudável que a tradicional).

      Eliminar
  10. OMG!!!! I LOOOOOVE carbonara!!!! Yummy, it looks so so delicious.
    xox
    Lenya
    FashionDreams&Lifestyle

    ResponderEliminar
  11. Lembro-me de ver a receita original, aliás a Elisabete é "mestra" nestas adaptações! Mas o teu ficou muito bonito também!

    Olha eu tenho a Bimby e o que sei é que não devemos ultrapassar os 90 ºC com leite precisamente por isso.

    Faço uma cobertura com leite e chocolate em que ultrapasso mas é pouco volume por isso não sai. Acho que a dica é mesmo a temperatura :)

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ana, o grande problema é que eu não ultrapassei os 90º e até diminui depois bastante mas ele subia sempre até que desisti :)

      Eliminar
  12. Que bom aspeto! O leite pode ser magro ou tem de ser algum especifico?
    Beijinhos ♥ Segui o blog :)

    www.juksmakeup.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana, bem vinda e obrigado por seguires :)
      Quanto à questão, o leite pode ser magro, aliás foi esse que usei. Espero que gostes :)

      Eliminar
  13. Gosto muito de massas integrais , ficou uma refeição simples e deliciosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As massas integrais são realmente muito boas além de nos fazerem melhor, e aqui adorei o resultado :)

      Eliminar
  14. Já quando vi a receita no blogue da Elisabete fiquei a babar pois é tão bom e ainda por cima saudável. Agora fiquei novamente a babar, uma delícia e tem um aspecto mesmo tentador. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não hesites em fazer, vais gostar muito, eu adorei e voltarei a repetir brevemente :P

      Eliminar
  15. Olá Carla
    Que lindo aspecto o do prato e ainda é light!!!
    Sou apaixonada por massas.
    Levo um prato para mim.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes levar Luli, sirvo-te com prazer mas aviso já que o prato tem um defeito: não conseguimos parar de comer :D

      Eliminar
  16. Ai que delícia,chega o apetite dobra já que to aqui morrendo de fome kkk

    Eu conheci seu blog há pouco tempo e já estou amando! Ele é muito lindooo, e você escreve muito bem! Estou amando e por amar estou seguindo, curtindo a sua fan page e seguindo no google+,por estar amando e para saber que estou te acompanhando! Estamos com metas para 2016 com o meu blog, e então queria pedir uma ajudinha sua,se puder fazer uma visitinha no meu blog e retribuir você irá me deixar muuuito, mais muuuuito feliz mesmo!
    Estou esperando você lá no meu blog, ficarei muito feliz e grata por te ter por lá♥
    Beijos, sucesso sempre,sempre,sempre!

    batomveermelhoblog.blogspot.com <3
    @batomdamanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pela visita Amanda, fico muito feliz que tenhas gostado do meu blog e é claro que te vou ajudar também! Acredito que o companheirismo entre blogues é fundamental para se conseguir viver neste mundo internauta :)

      Eliminar
  17. Ficou tão boa, essa esparguete! Parece mesmo que tem natas, que cremosa :D
    Acho estranho o leite ter derramando estando a temperatura a menos de 100 graus, não imagino de que será :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta tens de experimentar, vais mesmo te surpreender :)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...