sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Pizza de chouriço e focaccia de azeitona ... para um jantar com sabores italianos


Como ontem já vos dei uma sugestão bem gulosa para a sobremesa de fim-de-semana e como não podemos abusar de doces, hoje decidi deixar então uma sugestão não doce mas igualmente gulosa para o vosso jantar de sábado ou domingo. Se existem dias em que as refeições são sempre rápidas e "ligeiras" cá em casa é nos jantares de fim-de-semana e muitas vezes recorremos a sandes compostas ou, como vão ver, a pizza (que tem de ser caseira senão não é a mesma coisa). Por isso, a gulosice de hoje passa por uma receita a duplicar, com toque italiano e que sempre sabe bem - pizza e focaccia - espero que gostem e não sejam tímidos, sirvam-se à vontade :)

Ingredientes da massa:
- 300g de farinha
- 150ml de água
- 10g de fermento de padeiro fresco
- 1/2 colher (chá) de sal

Dissolva o fermento de padeiro num pouco de água, envolva os restantes ingredientes e amasse até obter uma massa elástica e que se descole das mãos. Deixe levedar em local quente até duplicar de volume.


Restantes ingredientes:
- molho de tomate
- oregãos secos
- tomilho fresco
- alecrim fresco
- queijo 
- chourição 
- azeitonas sem caroço
- pimento vermelho
- 1 fio de azeite


Depois de levedada, divida a massa em duas partes iguais. 
Para a pizza, estique-a com o rolo, espalhe um pouco de molho de tomate, queijo ralado, chourição, azeitonas e pimento em cubos pequenos. Polvilhe com oregãos e leve ao forno, pré-aquecido a 200º, até a massa cozer e o queijo derreter.
Para a focaccia, estique ligeiramente a massa, deixando-a com 1 dedo de espessura. Espalhe as azeitonas pela massa, assim como cubinhos de queijo, pressionando com o dedo para que entrem ligeiramente na massa. Pincele com um pouco de azeite e polvilhe com tomilho, alecrim e oregãos (ou outras ervas a gosto), leve ao forno a 200º para assar. Costumo levar ao mesmo tempo da pizza, assim rentabilizo o forno.
  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...