segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Salada russa ... a melhor que já comi


Salada russa, quem não conhece?
Pois é, acho que deve ser um dos pratos que todos já fizemos ou pelo menos comemos. Prato sempre presente na culinária portuguesa, geralmente a acompanhar uns filetes de pescada, faz parte da minha infância e vida adulta, sempre vi a minha mãe a fazer e cá em casa todos gostam bastante. No entanto, confesso que nunca fui a maior fã desta salada de batata devido à maionese. Talvez por não a apreciar, sempre achei um prato um pouco enjoativo e para mim era sempre colocada a maionese à parte para eu dosear ao meu gosto.
E, embora todos saibam fazer uma salada russa porque é um prato bem básico, descobri recentemente (obrigado irmãozinho) que a sua essência se perdeu ao chegar cá e que por terras balcãs (a sua origem), esta salada tem um sabor extremamente saboroso, onde a maionese deixa de fazer confusão ao meu palato. A junção de mais uns ingredientes tornam este prato simplesmente delicioso e se for feito no dia anterior, ainda melhor. Quente ou fria, é uma salada que vai bem em qualquer altura do ano, como acompanhamento ou prato principal.


A sugestão que vos deixo hoje, é a versão romena, mais conhecida por salatã de boeuf, onde é habitual acrescentar carne (geralmente vitela ou frango), vários vegetais, maionese e finalizada com murãturi, uma espécie de mistura de pickles romenos. É servida no Natal e nas festas de aniversário mas cá em casa, foi servida num destes almoços e todos adoraram, espero que gostem também.

E agora, para quem não sabe a origem desta salada, esta provém da Rússia (claro) e é também conhecida por "olivier salad". Foi criada por Lucien Olivier em meados de 1960, o chef de um dos mais conceituados restaurantes em Moscovo, o Hermitage, tornando-se um prato muito popular e o mais procurado por quem visitava o restaurante. Embora tenham surgido muitas tentativas de recriar a sua salada, Olivier nunca desvendou o segredo do molho (mais concretamente as quantidades) e até hoje assim continua, uma incógnita.
Quanto à receita que deixo aqui, as quantidades são um pouco ao gosto de cada um e a maionese, optei por usar de compra para agilizar o processo.


receita adaptada do livro Transylvanian Cookbook, de Florin Muresan's, pág.54
Ingredientes:
- batatas
- cenoura
- ervilhas 
- ovos
- azeitonas (eu usei umas mistas alentejanas, com bastante sabor)
- pimento assado (ou pimento cru)
- cornichons (pepinos de conserva)
- frango
- salsa fresca picada
- maionese 
- sal

Leve um tacho ao lume com água e sal e coza as batatas, a cenoura e o frango. Quando estiver a meio da cozedura, acrescente as ervilhas e o pimento (caso use fresco). Coza os ovos também (pode ser no mesmo tacho dos legumes, mas lave bem os ovos antes de os levar a cozer).
Depois de tudo cozido, pique todos os ingredientes em pequenos cubos e coloque-os numa taça grande. Junte a salsa picada, as azeitonas e os pickles picados, envolva a maionese a gosto e sirva de seguida. 

Notas:
- Este prato fica óptimo morno ou frio, é perfeito para piqueniques ou para levar para o trabalho.
- O autor da receita deixa a dica de cozinhar legumes a mais e aproveitar o caldo de cozer o frango para fazer uma sopa. Como gosto de seguir as dicas, triturei todos os ingredientes que cozi a mais com a água do caldo e depois juntei couve ripada e um pouco de frango desfiado, deixei cozinhar mais uns minutos até a couve ficar "al dente" e assim fiquei com o jantar pronto também.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...