quinta-feira, 16 de junho de 2016

Bolo de café e amêndoa


Bolos são uma das minhas paixões e nunca deixo de os fazer. Aliás, domingo que é domingo, tem de ter um bolo caseiro ao lanche. Quando vi esta receita no blog da Lia, foi amor à primeira vista e ficou logo marcado para fazer o mais breve possível. Com uma combinação de sabores que me intrigou, a curiosidade fez-me rapidamente pôr a receita em prática e, como prometido (a mim mesma) aqui está ele, bem saboroso, bastante leve e aromático, um pouco adaptado como já vem sendo hábito (desculpa Lia mas não consigo evitar). Um bolo que agradou a todos e que ficou tanto bonito como gostoso. 



Ingredientes:
- 70g de margarina
- 140g de açúcar amarelo
- 3 ovos L
- 150g de farinha com fermento
- 50g de amêndoa
- 4 colheres (sopa) de leite
- 2 colheres (sopa) de café em pó instantâneo diluído numa colher (sopa) de água a ferver

Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo. Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Adicione a farinha, o leite e o café, batendo bem até ficar bem misturado. Envolva as amêndoas. Verta para uma forma de buraco (untada e polvilhada) e leve ao forno pré-aquecido a 180º, durante 35 a 40 minutos. Desenforme e deixe arrefecer.


Para a cobertura:
- 80g de chocolate de culinária
- 3 colheres (sopa) de leite
- 1 colher (sopa) de café instantâneo
- amêndoas palitadas para decorar.

Leve ao lume uma frigideira anti-aderente e toste ligeiramente as amêndoas. Reserve.
Derreta o chocolate com o leite no microondas, até obter um creme homogéneo, mexendo vigorosamente. Verta o molho sobre o bolo e decore com a amêndoa.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...