segunda-feira, 13 de junho de 2016

Crepes de legumes com salada ... para um almoço vegetariano


Começo da semana, para alguns feriado de Santo António e "ressaca" da noitada. Por essa razão, nada melhor que deixar aqui uma receita bem leve para o almoço (sim, porque estas festas populares são mesmo uma perdição para a gula).
Eu gosto de comer e costumo dizer que o único pecado capital que tenho é mesmo o da gula. Mas atenção, não sou uma devoradora, ok? A verdade é que uma boa refeição dá-me imenso prazer e por isso dou muito valor ao tempo passado sentada na mesa. Mas esse meu prazer também me tem vindo a levar para outros caminhos e a experimentar novas cozinhas, algo que adoro e a ideia de descobrir novos sabores deixa-me logo de sorriso nos lábios. Isto tudo para dizer que uma refeição não precisa de carne ou peixe para ser completa e saborosa (como algumas pessoas que eu cá conheço pensam) e estes crepes são a prova viva disso (provada e aprovada pelos mais cépticos).


Ingredientes para a massa dos crepes:
- 3 ovos
- 100g de farinha
- 250 ml de leite
- 1 pitada de sal

Misture todos os ingredientes até ficar uma mistura homogénea. Aqueça uma frigideira anti-aderente, unte com óleo (retirando o excesso com uma folha de papel de cozinha). Vá colocando uma concha de massa de cada vez, espalhando muito bem e cozinhando de ambos os lados até dourar. Reserve.

Ingredientes para o recheio:
- cenoura
- couve branca, lombarda ou coração
- alho francês
- cebola
- alho
- cogumelos
- pimento
- feijão mungo
- 1 cubo de caldo de galinha
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- azeite, pimenta, gengibre e molho de soja
- mistura de farinha com água para colar os crepes

Pique o alho, corte a cebola em rodelas finas, os cogumelos em lâminas e os restantes ingredientes em juliana.
Aqueça um pouco de água e dilua o caldo de galinha e o amido de milho, mexendo bem. Reserve.
Num wok, aqueça um fiozinho de azeite e junte os legumes, deixando-os cozinhar no próprio líquido que vão largando. A meio da cozedura, junte a mistura de água que reservou e tempere com o molho de soja e as especiarias. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até os legumes estarem cozinhados. Deixe arrefecer.

Para finalizar, espalhe uma porção de legumes no centro do crepe, dobre as laterais, coloque nas pontas um pouco da mistura de farinha e água para colar e enrole. Quando estiverem todos prontos, frite-os em óleo quente ou leve ao forno até ficarem dourados e crocantes. Acompanhe com salada, arroz, batatas fritas, ... ou o que mais gostar.
Eu assei-os no forno e acompanhei com salada, uma refeição bem ligeira mas cheia de sabor :)

Notas:
- os legumes são à escolha de cada um, eu coloquei o que tinha em casa na hora;
- pode variar nas especiarias, usando as que mais gosta;
- podem ser congelados antes de os cozinhar e ter sempre à mão para aqueles dias em que não temos tempo para nada (foi o caso).


47 comentários:

  1. Gosto muito de refeiçôes sem carne fico satisfeita na mesma.
    Gostei da sugestão, simples e deliciosa.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado São, também gosto bastante e ando a tentar ter, pelo menos uma vez por semana, uma refeição assim, gosto tanto :)

      Eliminar
  2. Este tipo de refeição mais leve sabe mesmo bem nos dias quentes!

    ResponderEliminar
  3. Cool :)
    New post on my blog: http://vesnamar.blogspot.rs/2016/06/stylewe-wishlist.html

    ResponderEliminar
  4. De vez em quando também gosto de fazer umas refeições vegetarianas, para variar. Essa parece-me uma delícia, adoro crepes de vegetais :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São refeições bem saborosas e nem se sente a falta de nada (pelo menos eu não sinto), ando cada vez mais a adorar esta nova cozinha :)

      Eliminar
  5. Há já algum tempo que vimos a reduzir o consumo de carne cá em casa. Mais uma boa opção!
    bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A falta de carne não é sinónimo de má alimentação (como alguns pensam), muito pelo contrário e este tipo de refeições faz sempre as minhas delícias :)

      Eliminar
  6. A sugestão ideal para o detox a seguir aos excessos!
    fabulosa combinação Carla.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Lia, este é o meu lema: depois dos excessos, há que limpar um pouco o organismo :)

      Eliminar
  7. Raramente faço crepes salgados mas gosto bastante! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Elisabete, já eu faço muitas vezes. Aliás, acho que se calhar até faço mais vezes salgados, dão uma refeição ligeira deliciosa :)

      Eliminar
  8. Eiiiii acertaste em cheio Carla :)) eu adoro este tipo de comida mas nunca faço em casa porque ainda não tinha encontrado uma receita assim como a tua :) muito muito obrigada por esta partilha ❤️
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz que tenhas gostado, cá em casa crepes fazem sempre sucesso e estes são os que mais faço, variando consoante os legumes que tenho cá em casa. Adoro-os mesmo e são muito práticos porque podem ser feitos em maior quantidade e congelados para ter sempre à mão (sem alterar nada no sabor). Experimenta mesmo, acho que vais gostar e se tiveres alguma dúvida é só dizeres ;)

      Eliminar
  9. Fantástico!!!
    Adoro, adoro, adoro :)
    Beijinhos!!
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  10. O que eu gosto duma refeição assim! Maravilha.

    Beijinhos Ana

    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Humm... a cara ta boa,vou tentar fazer ja salvei a receita!
    Já Seguindo
    Passa no meu blog tbm
    Bjss
    http://mimosdaliarteira.blogspot.com.br/2016/06/sorteio-de-aniversario-mimos-da-li.html

    ResponderEliminar
  12. Esta refeição é ideal mesmo para estes dias quentes! É levezinha, e calculo que muuuuito deliciosa. Tenho mesmo que experimentar fazer estes crepes! Têm um aspecto divinal!
    Já agora, somos as duas pecadoras com a gula :P
    Beijinho
    http://omundodajesse.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, então assim já não me sinto tão sozinha com o meu pecado :D
      Mas experimenta, ficam muito agradáveis e conseguiram convencer até os mais cépticos cá de casa :)

      Eliminar
  13. Amei a receita. Parece tão simples e gostosa.
    Já estou seguindo o blog, adorei!
    Beijinhos ❤
    http://www.alecanofre.com/
    https://www.youtube.com/alecanofremakeup/

    ResponderEliminar
  14. Muito obrigada pela visita volta sempre adorei
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo

    ResponderEliminar
  15. Que delicia amei a receita, tenha uma semana abençoada.
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  16. Que refeição fantástica! Leve e fresca para os dias quentes ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Que refeição fantástica! Leve e fresca para os dias quentes ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Adoro crepes vegetarianos. Adorei este recheio.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Márcia, é o que mais sai desta cozinha e ninguém reclama :)

      Eliminar
  19. Adoro crepes vegetarianos, houve uma altura da minha vida que ia imensas vezes à casa das sopas para comer o menu da sopa + crepe vegetariano, mesmo só por causa do crepe. :) Ah também sofro de gula. ;) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente são muito bons e então parece que não sou a única pecadora por aqui ... ufa, assim não estou sozinha :D

      Eliminar
  20. Olá Carla que lindo seu crepe parece ser tão delicioso e também nutritivo. A descoberta de novos sabores sempre encanta e surpreende. Obrigada por compartilhar vc é muito gentil. Estou conhecendo mais pratos vegetarianos e vou anotar a receita no caderninho. Bjs Luli https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, a descoberta de novos sabores é realmente muito boa e faz-nos sair da nossa zona de conforto. Este é apenas mais um prato vegetariano que adoro e quando experimentar, diga se gostou :)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...