sábado, 25 de junho de 2016

Crepes com gelado de açafrão e canela, acompanhados com calda de frutos silvestres


O verão, embora incerto, já chegou e a vontade de comer gelados instalou-se completamente cá em casa. A receita que trago hoje é uma das que estavam na infinita lista de espera, à espera do bom tempo e quando o calor apareceu, lá estava o gelado para nos arrefecer!

E como já vem sendo hábito, adoro desafios e nunca lhes viro as costas. Por isso, quando o grupo do facebook Cantinho das Cozinheiras nos convidou para mais um desafio mensal, sugerindo um blogue para conhecermos e testarmos uma iguaria, fiquei muito contente porque tinha a oportunidade de testar uma receita que me andava a desafiar à algum tempo. O blogue escolhido este mês pelo grupo foi o blog Cromas na cozinha, da Ana e da Carla e a receita que escolhi foi o gelado de açafrão e canela, uma conjugação de sabores que adoro.  



Para o gelado:
- 4 gemas
- 200ml de natas
- 300ml de leite
- 100g de açúcar
- 3 paus de canela
- 2 colheres (café) de açafrão em pó

Leve ao lume um tacho com as natas, o leite, os paus de canela e o açafrão. Quando a mistura levantar fervura, retire do lume, descarte os paus de canela e reserve.
Bata as gemas com o açúcar até obter um creme fofo. Vá juntando aos poucos a mistura de natas aos ovos, mexendo sempre. Leve este preparado novamente a lume brando, mexendo sempre até começar a engrossar (não deixe ferver). Retire do lume e deixe arrefecer, depois leve ao frigorífico para ficar bem fresco. Ligue a máquina de fazer gelados e coloque lá a mistura durante cerca de 30 minutos ou até ficar com a consistência de gelado. Leve ao congelador, retirando do frio cerca de 10 a 15 minutos antes de servir.
Caso não tenha máquina de gelados, coloque o creme num recipiente que possa ir ao congelador e bata com uma vara de arames de hora a hora, até obter um gelado sem cristais de gelo.

Para os crepes:
- 300ml de leite
- 200ml de água
- 3 ovos
- 250g de farinha (uso com fermento)
- 1 pitada de sal fino

Misture todos os ingredientes muito bem com uma vara de arames ou a varinha mágica. Aqueça uma frigideira anti-aderente (levemente untada com óleo) e vá colocando uma concha de massa de cada vez, girando a frigideira para que os crepes fiquem o mais finos possível. Quando começarem a soltar as pontas, vire-os e cozinhe do outro lado. Repita a operação até acabar a massa.

Para a calda de frutos silvestres:
- 300g de frutos silvestres congelados
- 3 colheres (sopa) de açúcar amarelo
- umas gotas de sumo de limão

Leve ao lume todos os ingredientes até obter uma calda espessa. Retire do lume e deixe arrefecer.

Para servir, coloque uma porção de gelado no centro do crepe, polvilhe com canela em pó, enrole o crepe e coloque num prato. Verta a calda de frutos vermelhos por cima e se forem gulosos como nós cá em casa, coloque ainda mais um pouco de gelado por cima.

E agora vou-me embora que tenho um bolo de aniversário ali à minha espera para soprar as velinhas, ai que estou a ficar velha ...


20 comentários:

  1. Great post dear :)
    New post on my blog: http://vesnamar.blogspot.rs/2016/06/barbas-and-zacari.html

    ResponderEliminar
  2. Ora aqui está , para mim, uma improvável conjugação mas aqui tudo se aprende e tudo se pode :) adorei tenho de experimentar esta mistura de sabores . Um bom sábado para ti Carla :)
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou suspeita porque desta combinação já sou fã há muito tempo mas nunca tinha experimentados em gelado, bem agora também fiquei fã da combinação gelada :D

      Eliminar
  3. Isto deve ser das combinações mais estranhas que vi ultimamente. Mas até acredito que se conjugue muito bem, só não sou fã da canela. Na volta ainda devo experimentar porque fiquei mesmo curiosa.

    Beijinho.
    Lilium
    O Meu Dolce Far Niente
    Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já conheço esta combinação de sabores porque existe um pão aqui da zona com esta mesma mistura e posso garantir que funciona mesmo, fica um gelado com sabores exóticos delicioso :)

      Eliminar
  4. Olá!!
    Delicia das delicias :) crepes e gelado para mim está perfeito :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Não há melhor combinação que gelado com crepe!! Essa cor do gelado é fantástica!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também concordo, quando a sobremesa é assim, tem sempre sucesso :)

      Eliminar
  6. Fica uma sobremesa mesmo linda e bem apetitosa!

    ResponderEliminar
  7. É o 3º gelado de Açafrão da Carla que vejo hoje! Esse gelado fez mesmo furor! Gostaste?! Eu achei um máximo! Quem diria que gelado de açafrão é tão delicioso! Fazes anos hoje?! A minha filha também! Completou hoje 3 aninhos! Amanhã vamos fazer a festa para celebrar com a família toda! Era para ter sido hoje à noite mas houve um imprevisto e por isso tivemos de alterar! Muitos parabéns! Espero que tenhas tido um dia muito feliz! Tudo de bom! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente o gelado é muito bom, diferente e exótico e com os crepes e a calda ainda ficou mais perfeito. Já ficou no livro de receitas a repetir :D
      E que giro, temos mais algo em comum, parabéns à tua filha atrasados e que ela se divirta muito hoje na festinha, ela e os pais babados também ;)

      Eliminar
  8. Adoro adoro adoro! :3 Uma sobremesa perfeita para esta estação e para refrescar :)
    Um enorme beijinho,
    https://mariacarolinaworld.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito Carolina, é daquelas sobremesas que fazem sempre sucesso cá em casa :)

      Eliminar
  9. O gelado parece bem interessante! Com essa cor fiquei curiosa :D Adoro crepes com gelado, nunca caem mal :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito, aliás acho que é a melhor forma de os comer :P
      Quanto ao gelado, experimenta e tenho quase a certeza que vais adorar, a combinação de sabores é óptima, diferente mas que fez adeptos :)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...